menu logo

tamanho do texto:

Grande Rota - Etapa 2: Cardal - Norte

Tipo: linear
Dificuldade: média
Distância: 21,5Km
Duração: 7h30
Altitude (Min / Máx): 40m / 310m

 

Como Chegar

Saindo do centro de Vila do Porto, siga em direção à rotunda das Quatro Canadas, onde deve sair em direção à freguesia de Santo Espírito. Seguindo pela Estrada Regional, vai chegar ao lugar das Terras do Raposo onde deve fazer o desvio à direita em direção ao Cardal.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

A segunda etapa da Grande Rota oferece um percurso que passa pelo Miradouro da Vigia da Baleia, com vista para a Ponta do Castelo, atravessa a Baía da Maia, sobe ao lado de uma das mais altas cascatas de Portugal, a Cascata do Aveiro, e atravessa parte da freguesia de Santo Espírito até à bonita Baía de São Lourenço. Sobe depois o caminho da Fajãzinha, terminando no lugar do Norte em Santa Bárbara.

Do final da etapa um, siga em direção à Ponta do Castelo, passando pelo Miradouro da Tia Raulinha. Prossiga pelo caminho de terra batida que o leva até à bifurcação para o farol de Gonçalo Velho, na Ponta do Castelo, onde, para além da possibilidade de visitar o farol (marcação prévia), pode observar várias espécies de flora endémica, bem como fenómenos geológicos.

Daqui o caminho segue em direção a norte, passando pela zona das piscinas naturais da Maia e continua até à Lapa de Baixo, passando por um desvio para a Cascata do Aveiro. Depois de visitar a cascata, prossiga até encontrar um caminho agrícola. Ao avistar as ruínas de um moinho, estará nas imediações da freguesia de Santo Espírito.

No interior da freguesia, deverá procurar a Rua do Museu e aqui encontrará uma passagem de terra batida para o Caminho do Pico. O percurso continua para norte, atravessando as freguesias de Santo António, Azenha de Cima e Azenha de Baixo, e passa por um caminho de calçada e terra até ao Miradouro do Espigão onde poderá desfrutar de uma vista imponente sobre a Baía de São Lourenço.

À saída do miradouro, o caminho segue por entre pastos agrícolas, atravessando a Ribeira do Salto em direção à Baía de São Lourenço. Desça a escadaria por entre vinhas e percorra toda a baía até encontrar o caminho de acesso à Fajãzinha em direção ao Barreiro. Após a subida, vire à direita e continue o percurso na Estrada Regional, em direção ao norte.

Saia da Estrada Regional, à direita, para o caminho de acesso ao Miradouro das Pias (com vista sobre a baía de São Lourenço) e prossiga por esse troço, no sentido da Estação LOURAN.

Nesta fase do percurso é possível observar toda a costa norte, juntamente com o ilhéu das Lagoínhas. Aqui o caminho atinge o final da etapa, no lugar do Norte.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA