menu logo

tamanho do texto:

Pedreira do Campo, Figueiral e Prainha

Monumento Natural

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

O Monumento Natural da Pedreira do Campo, Figueiral e Prainha possui uma área de 230 hectares e localiza-se na parte sul da ilha.

A Pedreira do Campo corresponde a uma antiga frente de exploração de inertes, com cerca de 260 metros de extensão, e apresenta rochas vulcânicas submarinas e sedimentos fossilíferos marinhos, únicos no arquipélago. Os níveis sedimentares, pela sua expressão fossilífera e pela sua idade (cerca de cinco milhões de anos), permitem estabelecer correlações estratigráficas inter-macaronésicas e entre a Macaronésia e os continentes europeu e africano, contribuindo para a compreensão da história geológica do Atlântico Nordeste e da colonização natural das ilhas macaronésicas.

Nesta área protegida encontra-se a Gruta do Figueiral, uma gruta artificial de onde se extraía a argila para o fabrico de telhas e o calcário que era transportado para um forno, para o fabrico de cal utilizado na construção das típicas casas marienses. Nos tetos e paredes desta gruta encontram-se inúmeros fósseis de bivalves.

A Baía da Prainha apresenta uma forma semicircular e areias de cor clara, resultantes da erosão das rochas carbonatadas envolventes. Numa extensão de cerca de 800 metros da arriba, a erosão marinha expôs as formações sedimentares fossilíferas da jazida da Prainha, que inclui formas de bioerosão provocadas por ouriços-do-mar (Paracentrotus lividus) e gastrópodes (como lapas), pequenos bivalves e crostas algais fósseis, das quais se destaca a Spongites fruticulosus.

Esta área é percorrida pelo trilho pedestre Costa Sul (PR05SMA) e pela Grande Rota de Santa Maria (GR01SMA), integra geossítios do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO e possui diversas zonas classificadas como jazidas fósseis de classe 2 do Paleoparque de Santa Maria.

Classificações:

Geossítio

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA