tamanho do texto:
Costa Norte
Área Protegida de Gestão de Recursos
Localizada a norte da ilha, esta área de 2458 hectares, alberga o domínio marinho da Praia dos Lobos e das Baías dos Anjos, da Cré, do Raposo e do Tagarete até à Ponta do Massapês, no extremo oriental da costa norte da ilha.
As baías da Costa Norte caraterizam-se por arribas altas e de relevo abrupto, que testemunham os fenómenos de erosão marinha que moldaram o litoral mariense. Estas arribas são constituídas por numerosas escoadas lávicas basálticas subaéreas, intercaladas por rochas sedimentares, como calcarenitos e conglomerados fossilíferos, e incluem ainda afloramentos de escoadas lávicas submarinas e filões.
As Baías do Raposo e do Tagarete apresentam quedas de água de beleza singular, destacando-se, nesta última, o vale muito encaixado e os meandros da Ribeira do Amaro.
O mar que integra a área protegida carateriza-se por uma elevada biodiversidade, reunindo condições favoráveis para servir de berçário a inúmeras espécies marinhas. Nas poças de maré da Baía do Tagarete, distinguem-se diversas espécies de algas, num denso manto de verdes e castanhos, como a Laurencia viridis, o Sargassum vulgare, várias espécies do género Cystoseira, a fava-do-mar (Fucus spiralis), entre outras. São frequentes as observações de várias espécies de estrelas-do-mar e de pepinos-do-mar, sargos (Diplodus sargus) e cabozes (Parablennius parvicornis).
Inclui-se ainda uma elevação rochosa localizada perto da costa, denominada por Ilhéu das Lagoinhas, de cerca de 60 metros de altura, que possui vertentes abruptas. Este local e as baías da Costa Norte albergam cavidades ideais à nidificação de aves marinhas protegidas como é o caso do garajau-rosado (Sterna dougallii), o garajau-comum (Sterna hirundo), do cagarro (Calonectris borealis) e do frulho (Puffinus lherminieri), estando por isso classificadas como Área Importante ara as Aves e Biodiversidade (IBA – Important Bird and Biodiversity Area) da organização BirdLife International.
O trilho pedestre Costa Norte (PR01SMA) e a Grande Rota de Santa Maria (GR01SMA) possibilitam uma caminhada de observação desta área protegida, a qual inclui geossítios do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO e jazidas fósseis de classe 2 e 3 do Paleoparque de Santa Maria.