menu logo

tamanho do texto:

Caldeirão PRC02COR

Tipo: circular
Dificuldade: média
Distância: 4,8Km
Duração: 2h30
Altitude (Min / Máx): 401m / 558m

 

Como Chegar

Siga pela Estrada Regional em direção ao Caldeirão (cerca de 8 quilómetros), até encontrar o miradouro.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Este trilho circular está inserido na Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Costa e Caldeirão do Corvo e desenvolve-se numa área classificada como Zona Especial de Conservação e Zona de Proteção Especial, no âmbito da Rede Natura 2000.

Guia-o pelo interior de uma caldeira de colapso, implantada no topo do vulcão central e um dos principais geossítios da ilha. Devido às altitudes do trilho, compreendidas entre 400 e 560 metros, aconselhamos que o percorra em dias de bom tempo e visibilidade. Ao longo do trilho é normal a presença de gado bovino, equino e caprino que não deve ser incomodado.

Inicie o percurso junto ao Miradouro do Caldeirão e aprecie a vista para o interior da caldeira, onde, segundo a cultura local, a lagoa e os poucos cones vulcânicos fazem lembrar uma representação das nove ilhas dos Açores. Do miradouro, o caminho serpenteia, por entre flora dominada por musgão (Sphagnum sp.), em direção ao interior da caldeira. Ao chegar a uma pedra de grande dimensão, siga pelo caminho à direita para dar a volta à caldeira, no sentido contrário aos ponteiros do relógio. Nesta fase do percurso, os postes de sinalização são menores de forma a resistir aos animais, pelo que aconselhamos que tenha uma atenção redobrada. 

O interior da caldeira é dominado por um sistema de zonas húmidas e por duas lagoas, alimentadas pela água das chuvas e pela água acumulada nos espessos tufos de musgão (turfeiras) existentes nas vertentes viradas a norte. É de salientar que as maiores e mais antigas turfeiras do país estão presentes nas ilhas do Corvo e Flores. Ao longo do ano, o nível da lagoa oscila, podendo subir para a zona do percurso, por isso opte pelo caminho mais seguro afastado das margens. 

Graças à sua importância hídrica, o Caldeirão do Corvo foi classificado, em 2008, como um Sítio Ramsar, ao abrigo da Convenção Ramsar da UNESCO. As caraterísticas deste complexo de zonas húmidas favorecem a presença de avifauna aquática, oferecendo condições para refúgio, alimentação e nidificação das aves, e constituem uma importante zona de ocorrência e permanência sazonal de muitas espécies de aves migradoras regulares e ocasionais. 

Retomando o percurso, o caminho circunda a lagoa, passando pelo Poço da Velha e contornando uma área pantanosa, pela esquerda, até chegar novamente à pedra grande. Nesta fase, deverá subir a caldeira para o miradouro onde iniciou o percurso. Neste local, existe ligação com outros pontos da ilha através do trilho Cara do Índio (PR01COR). 
 

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA