tamanho do texto:
Reserva da Biosfera do Corvo
Reserva da Biosfera
A Reserva da Biosfera da Ilha do Corvo, classificada a setembro de 2007, abrange uma área de 25 852,88 hectares que engloba toda a área emersa da ilha e uma zona marinha envolvente.
Esta Reserva destaca-se pelas suas paisagens únicas e pelos seus valores ecológicos, geológicos, ambientais e culturais excecionais, que transcendem o nível regional para o nacional e o internacional, nomeadamente por ser um local ideal para a nidificação de aves marinhas, muitas delas constantes no Anexo I da Diretiva Aves da União Europeia.
Dentro dos seus limites estão também representados vários habitats marinhos e costeiros, florestas sempre verdes e vegetação de altitude.
Os habitats marinhos são de grande importância natural e ecológica e encontram-se entre os mais bem preservados do arquipélago dos Açores.
O sul da ilha é um tesouro com características geomorfológicas singulares, por exemplo, os recifes que criam uma miríade de micro-habitats, favorecendo uma grande diversidade marinha. Arcos e grutas semissubmersas ao longo da costa elevam ainda mais a riqueza ecológica da ilha.
Da diversidade biológica presente, destacam-se ainda imensos endemismos e espécies raras, como a borboleta-castanha (Hipparchia azorina occidentalis) e a planta não-me-esqueças dos Açores (Myosotis azorica), ambas endémicas do Arquipélago e cuja distribuição se restringe às ilhas do Corvo e Flores.