tamanho do texto:
Costa do Corvo
Área Protegida de Gestão de Recursos
Esta área corresponde ao território marinho do Parque Natural, com cerca de 25 738 hectares e 14 quilómetros de linha de costa, estando a sua gestão direcionada para a manutenção de certos habitat ou espécies, salvaguardando o uso sustentável dos ecossistemas.
Nas faces sul, oeste e norte da ilha existem arcos, grutas semissubmersas e algumas poças de maré, sendo que as de maior dimensão são particularmente importantes como áreas de maternidade para algumas espécies de peixe.
O fundo do mar em torno da ilha desce, abruptamente, até aos 50 a 100 metros de profundidade e de forma gradual até aos 500 metros, a cerca de 1 milha náutica da costa.
Os recifes submarinos da costa sul constituem as zonas de maior diversidade marinha com esponjas em profundidades mais elevadas e o bivalve leque-do-mar (Pinna rudis) a crescer nas fendas, sendo o principal biótopo abaixo dos 15 metros caracterizado pela alga castanha Zonaria tournefortii. Na área envolvente destes recifes, as espécies de peixes são igualmente diversificadas.