menu logo

tamanho do texto:

Ilhéus das Cabras

Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Localizado a sueste da costa de Angra do Heroísmo, esta área abrange cerca de 28 hectares e constitui um aparelho vulcânico submarino de pequena profundidade que deu origem a um cone de tufos atravessado por uma falha e que, tendo sido desmantelado por movimentos tectónicos e pela erosão marinha, originou duas partes distintas, o Ilhéu Grande e o Ilhéu Pequeno.

Estes ilhéus, apresentam altas falésias com vegetação herbácea das costas macaronésicas, constituindo um habitat de reprodução de aves marinhas migratórias como as espécies Calonectris borealis (cagarro) e Sterna hirundo (garajau-comum) e onde se encontra atualmente instalada uma grande colónia de Larus michahellis atlantis (gaivotas-de-patas-amarelas). A espécie Nyctalus azoreum (morcego-dos-açores) também ocorre regularmente nesta área.

Esta área protegida está classificada como Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA) da organização BirdLife International e como Zona de Proteção Especial (ZPE) no âmbito da Rede Natura 2000.

Classificações:

Rede Natura 2000

IBA

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA