menu logo

tamanho do texto:

Furnas do Enxofre

Monumento Natural

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Com uma área de cerca de 14 hectares, este monumento natural constitui um campo fumarólico com emissão de gases vulcânicos a diversas temperaturas, algumas bastante elevadas (cerca de 95 °C à superfície e cerca de 130 °C a meio metro de profundidade).

Estas manifestações de vulcanismo secundário, com emissão de vapor de água, dióxido de carbono e de gases sulfurosos (entre outros), conduziram ao desenvolvimento de um ecossistema raro, onde se encontram microrganismos capazes de sobreviver em ambientes extremos (extremófilos).

Integrado num interessante complexo de zonas húmidas, apresenta habitats e ecossistemas protegidos com numerosas espécies de briófitos endémicos com destaque para os musgos Sphagnum nitidulum, Bazzania azorica e Tylimanthus laxus. Da flora vascular endémica destacam-se ainda espécies herbáceas como Lysimachia azorica, Cardamine caldeirarum e  Hedera azorica (hera) para além de diversas espécies arbóreas, tais como a Vaccinium cylindraceum (uva-da-serra), a Erica azorica (urze), a Ilex azorica (azevinho), a Frangula azorica (sanguinho) e a Laurus azorica (louro-da-terra).

Este monumento natural integra o Sítio Ramsar Planalto Central da Terceira ao abrigo da Convenção Ramsar. 

Classificações:

Sítio RAMSAR

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA