menu logo

tamanho do texto:

Centro de Visitantes da Furna do Enxofre

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Localizado no Monumento Natural da Caldeira da Graciosa, o Centro de Visitantes da Furna do Enxofre é o núcleo da Reserva da Biosfera e do Parque Natural da Graciosa, funcionando também como porta de entrada para a Furna do Enxofre.

Para uma melhor compreensão dos processos vulcânicos que deram origem à ilha e, em particular, à Furna do Enxofre e à Caldeira, no Centro existem vários painéis informativos e monitores onde se projetam os valores de gases detetados no interior da Furna, além de imagens e documentários alusivos aos valores naturais e culturais da Graciosa.

Constituído por dois pisos, é um edifício que salvaguarda a qualidade ambiental em pleno respeito pelos valores da geodiversidade e da biodiversidade e equilíbrio paisagístico e estético.

No piso inferior encontra-se uma área de exposição e no piso superior a área de receção reservada para a divulgação, sensibilização e observação da paisagem e a entrada para a Furna.

Descendo a escadaria, com 183 degraus e com 37 metros de altura, pode apreciar uma imponente caverna de 194 metros de comprimento e 50 metros de altura na sua parte central, que revela um deslumbrante teto em abóbada perfeita, a maior abóbada vulcânica da Europa, revestido por pequenas estalactites e possuindo, na sua zona mais profunda, uma lagoa com cerca de 11 metros de profundidade. Esta caverna apresenta um campo fumarólico constituído por uma fumarola com água lamacenta e por emanações gasosas secas no chão da gruta.

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA