menu logo

tamanho do texto:

Sobre o Parque

gallery_thumbnail
zoom in

O Parque Natural da Graciosa, criado em 2008, destaca-se pelos seus valores paisagísticos, geológicos, ambientais e culturais únicos. São exemplo destes valores a Furna do Enxofre, que possui a maior cúpula vulcânica da Europa, e o Ilhéu da Praia, onde nidifica a mais importante e diversificada colónia de aves marinhas dos Açores e, particularmente, o endemismo local painho de Monteiro (Hydrobates monteiroi).

A criação do Parque Natural levou à classificação das suas áreas protegidas, distribuídas por duas Reservas Naturais, um Monumento Natural, três Áreas Protegidas para a Gestão de Habitats ou Espécies e duas Áreas Protegidas de Gestão de Recursos.

Notória pelo seu suave e baixo-relevo, a ilha abrange várias áreas classificadas na Rede Natura 2000, um Sítio Ramsar, cinco geossítios prioritários do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO, quatro Áreas Importantes para as Aves e Biodiversidade (IBA – Important Bird and Biodiversity Area).

A ilha Graciosa está classificada como Reserva da Biosfera, desde setembro de 2007, por decisão do Conselho Internacional de Coordenação do Programa MAB (Man and the Biosphere – O Homem e a Biosfera) da UNESCO.

Estão disponíveis aos seus visitantes o Centro de Visitantes da Furna do Enxofre e um trilho pedestre, onde pode desfrutar de uma vista panorâmica sobre quase toda a costa sul da ilha Graciosa e as restantes ilhas do Grupo Central.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA