menu logo

tamanho do texto:

Serra do Topo - Caldeira de Santo Cristo - Fajã dos Cubres PR1SJO

Tipo: linear
Dificuldade: média
Distância: 9,5Km
Duração: 2h30
Altitude (Min / Máx): 9m / 691m

 

Como Chegar

Saindo da vila da Calheta, siga a Estrada Regional 2-2 até ao Centro de Saúde da Calheta e vire à sua direita para o Topo. Ainda na Estrada Regional, percorra cerca de 9 quilómetros em direção este. Após passar pelo Parque Eólico do Pico da Urze, à esquerda, siga cerca de 300 metros e após uma curva apertada, encontra o parque de estacionamento de apoio ao trilho, à sua direita.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

O trilho começa na região nordeste do Parque Eólico do Pico da Urze, passando pela Caldeira de Santo Cristo e terminando na Fajã dos Cubres.

Este trilho, inserido na Área de Paisagem Protegida das Fajãs do Norte, distingue-se por passar em locais considerados únicos, destacando-se as lagoas costeiras das Fajãs da Caldeira de Santo Cristo e dos Cubres.

Ao longo do percurso poderá encontrar diversas espécies de aves como o tentilhão (Fringilla coelebs moreletti), a estrelinha (Regulus regulus inermis), o melro (Turdus merula azorensis) e o milhafre (Buteo buteo rothschildi). Quanto à flora são inúmeros os exemplares de feto (Blechnum spicant), malfurada (Hypericum foliosum), uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum), sanguinho (Frangula azorica), pau-branco (Picconia azorica) e musgão (Sphagnum spp.).

Comece a caminhada na estrada regional, na região nordeste do Parque Eólico do Pico da Urze, através de um caminho de terra, onde se encontram vários exemplares de flora endémica.

Siga a sinalética passando por um abrigo, altura em que o trilho entra em fase descendente para a Caldeira de Cima. Atravesse a ponte da Tia Júlia seguindo cuidadosamente (piso escorregadio) por um desvio à direita para a Cascata Pequena.

Ao longo do percurso, em fase descendente, irá transpor alguns fontanários e um local de onde é possível visualizar a Caldeira de Santo Cristo. Prossiga até à fajã, passando pelo Santuário do Senhor Santo Cristo e pelo Centro de Interpretação Ambiental.

Neste local, pode visitar a Lagoa da Caldeira de Santo Cristo, principalmente conhecida pela presença de ameijoas (Ruditapes decussatus), espécie única no Arquipélago, e um local importante para as aves de carácter residente, bem como para algumas espécies migratórias. Com o aumento da atividade turística na Região, a fajã foi descoberta pela comunidade de desportos aquáticos e classificada como um santuário do bodyboard e surf.

Dando continuidade ao trilho e seguindo o percurso na direção nordeste, passará pela Fajã dos Tijolos e Fajã do Belo, cujo nome foi atribuído devido ao seu dono, Diogo Nunes Belo, uma pessoa ilustre do século XVII e que permaneceu habitado até ao terramoto de 1980.

Ao longo do caminho estão presentes cabos aço, usados antigamente para o transporte de lenha para as zonas populacionais. A partir deste ponto já é possível visualizar ao fundo a Fajã dos Cubres, local onde termina o percurso, junto à Igreja de Nossa Senhora de Lourdes.

A Fajã dos Cubres é um local de interesse cultural, patrimonial e paisagístico, onde encontra antigos poços de maré, testemunhos fiéis das vivências passadas, bem como uma lagoa costeira.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA