menu logo

tamanho do texto:

Pico do Pedro - Pico da Esperança - Fajã do Ouvidor PR4SJO

Tipo: Linear
Dificuldade: Média
Distância: 17Km
Duração: 4h
Altitude (Min / Máx): 5m / 1053m

 

Como Chegar

Saindo da Vila das Velas, no sentido este, siga a Estrada Regional 1-2A por cerca de 9 quilómetros, até encontrar a placa a indicar "Nortes", seguindo nessa direção. Suba cerca de 9 quilómetros, até encontrar um caminho de terra batida à direita, com indicação para o "Pico da Esperança". Siga por esse caminho cerca de 6 metros onde encontra o início do trilho.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

O trilho tem início na base do Pico do Pedro, num caminho de terra batida, e termina na Fajã do Ouvidor.

Ao longo do percurso poderá observar uma grande biodiversidade, bem como locais de elevada importância a nível geológico, destacando-se o Pico da Esperança, o ponto mais alto da ilha. Antes de descer para a Fajã do Ouvidor, visite a Casa do Parque de São Jorge e conheça mais alguns tesouros do Parque Natural.

Inicie o trilho na base do Pico do Pedro, num caminho de terra batida. Ao longo do percurso poderá observar uma grande diversidade de flora, como as espécies Hypericum foliosum (malfurada), Vaccinium cylindraceum (uva-da-serra), Frangula azorica (sanguinho) e Ilex azorica (azevinho). Em termos de fauna pode-se avistar as espécies Fringilla coelebs moreletti (tentilhão) e Turdus merula azorensis (melro).

Percorrendo o trilho irá encontrar o Pico do Carvão, que apresenta uma cratera no seu interior, seguindo-se o Morro Pelado que possui o Algar do Montoso, o mais profundo dos Açores, com 140 metros de profundidade.

Continuando o trilho, é possível observar o ponto mais alto da ilha com cerca de 1053 metros, o Pico da Esperança, bem como a Cordilheira Vulcânica Central. Neste local poderá fazer um desvio e subir o pico, onde é possível observar, em dias de pouca nebulosidade, as suas lagoas e as ilhas vizinhas Graciosa e Terceira do lado norte, e Pico e Faial do lado sul.

Seguindo o percurso, irá passar por grandes manchas de Juniperus brevifolia (cedro-do-mato) e de Erica azorica (urze). Prosseguindo a descida, chega ao Norte Grande onde pode visitar a Casa do Parque de São Jorge.

Descendo até ao Miradouro da Fajã do Ouvidor é possível observar o geossítio desta fajã e da Fajã da Ribeira d’Areia, que em conjunto com a Fajã das Pontas, constituem as únicas fajãs lávicas existentes na costa norte da ilha.

Termine o trilho com a chegada à Fajã do Ouvidor, onde poderá contemplar as diversas poças, das quais se destaca a Poça de Simão Dias.

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA