menu logo

tamanho do texto:

Norte Pequeno PRC6SJO

Tipo: Circular
Dificuldade: Média
Distância: 11Km
Duração: 3h
Altitude (Min / Máx): 0m / 480m

 

Como Chegar

Saindo da Vila da Calheta, siga a Estrada Regional 2-2 até ao Centro de Saúde da Calheta e vire à sua direita para o "Topo". Ainda na Estrada Regional percorra cerca de 3 quilómetros em direção este, até chegar a um entroncamento, seguindo a placa "Nortes". Chegando ao Norte Pequeno, siga até à antiga Fábrica de Laticínios onde se inicia o trilho.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

Este é um percurso pedestre circular que começa e termina junto à antiga Fábrica de Laticínios do Norte Pequeno, seguindo por um caminho secundário à Estrada Regional. Durante o percurso poderá observar uma grande diversidade de flora e fauna.

Ao percorrer este trilho passa pelas principais fajãs desta freguesia, tais como Mero, Penedia e Pontas, onde é frequente observar diversos cursos de água.

Inicie o trilho junto à antiga Fábrica de Laticínios da freguesia. Durante o percurso, poderá observar uma grande diversidade de flora, como as espécies Bellis azorica (margarida),  Cryptomeria japonica (criptoméria), Vaccinium cylindraceum (uva-da-serra), Azorina vidalii (vidália) e  Ilex azorica (azevinho).

Ao encontrar o miradouro poderá avistar algumas das fajãs da costa norte, assim como as ilhas vizinhas Graciosa e Terceira. Durante o percurso até à Fajã do Mero é frequente observar diversos cursos de água, que propiciam o desenvolvimento da cultura do inhame, tubérculo que supria a falta do pão e é hoje considerado um produto de gastronomia tradicional. Também poderá observar diversos fios que eram e são utilizados para o transporte de lenha e de alimento para os animais.

Seguindo o trilho chegará à Fajã da Penedia onde pode passear e contemplar a paisagem, culturas, casas tradicionais e pontos de interesse patrimonial, como o chafariz e a Ermida de Santa Filomena.

Ao deixar a Fajã da Penedia irá subir a encosta e encontrará um entroncamento. Se seguir pela direita chega ao núcleo populacional da freguesia. Se optar pelo caminho à sua esquerda fará um desvio para explorar a Fajã das Pontas, tendo obrigatoriamente que regressar ao entroncamento para concluir o restante trilho.

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA