menu logo

tamanho do texto:

Vinhas da Criação Velha PR5PIC

Tipo: Linear
Dificuldade: Fácil
Distância: 8Km
Duração: 2h
Altitude (Min / Máx): 3m / 45m

 

Como Chegar

Siga pela Estrada Regional em direção ao Monte (freguesia da Candelária). Próximo do quilómetro 97, siga a indicação “Porto do Calhau”.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

O percurso tem início junto ao poço de maré no Porto do Calhau, freguesia da Candelária, e termina numa antiga casa senhorial, denominada de “Solar dos Salemas”.

Este trilho foi distinguido pela revista BootsnAll, em 2010, como sendo um dos oito trilhos mais singulares do mundo pela diversidade paisagística e cultural que providencia.

Vinhas da Criação trata-se de um trilho que se desenvolve totalmente em paisagem cultural, classificada pela UNESCO como Património Mundial, onde a paisagem rendilhada por muros de pedra negra e áspera e chão de lajido contrasta com o verde viçoso das videiras.

Este percurso é riquíssimo em elementos associados à cultura da vinha, como as rola-pipas, as rilheiras, as casas de abrigo, as adegas e os poços de maré. Parte deste trilho, localiza-se no Lajido da Criação Velha, considerado o coração da Paisagem da Cultura da Vinha, onde poderá circular por antigas canadas que dão acesso aos currais de vinhas.

Um pouco mais à frente, existe um moinho de vento (Moinho do Frade) de onde poderá desfrutar de uma panorâmica deslumbrante não só dos currais de vinha, mas também da Montanha do Pico, a norte, e da ilha do Faial e ilhéus da Madalena, a oeste.

Na sua parte final, junto a uma antiga casa senhorial denominada de “Solar dos Salemas”, poderá fazer uma pausa, ao som do mar e das aves marinhas, enquanto observa os Ilhéus da Madalena, restos de um vulcão submarino, ex-líbris da região. 

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA