menu logo

tamanho do texto:

Sant’Ana - Lajido PR10PIC

Tipo: Linear
Dificuldade: Fácil
Distância: 8,7Km
Duração: 2h30
Altitude (Min / Máx): 3m / 180m

 

Como Chegar

Siga em direção à localidade de Sant’Ana, freguesia de Santo António, no concelho de São Roque e encontrará a sinalização do trilho.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Este percurso tem início na Vigia da Baleia no lugar de Sant’Ana, freguesia de Santo António. É um percurso que atravessa uma localidade rural, junto à costa e em área classificada pela UNESCO como Património Mundial.

Percorre os núcleos costeiros de Sant’Ana, Cabrito, Arcos e Lajido e termina perto do Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, no Lajido de Santa Luzia. 

Inicie o percurso na Vigia da Baleia, no lugar de Sant’Ana, freguesia de Santo António, construída já no século XX e que era utilizada para a observação do mar em busca dos grandes cetáceos. Aqui é perfeitamente visível a Arriba Fóssil do Gasparal, podendo ver a antiga linha de costa que existia antes de ser galgada por lavas provenientes de uma erupção mais recente, criando assim uma nova plataforma rochosa junto ao mar.

Nesta zona costeira, que se trata de um importante local de nidificação da espécie Calonectris borealis (cagarro), pode observar algumas adegas típicas e a Ermida de São Mateus (século XVII/XVIII).

Dirigindo-se mais para oeste predominam os campos de lava, onde poderá observar diversas formações geológicas, como lava encordoada e tumuli. Esta unidade paisagística é também marcada por uma extensa malha de muros de pedra que formam currais destinados à cultura da vinha (retangulares e quadrangulares) e da figueira (semicirculares), dando a ideia de estar perante um deserto negro, pontuado por pequenas edificações construídas junto à costa, nascidas da necessidade da produção, do armazenamento e do escoamento do vinho e da aguardente, atualmente muitas delas transformadas em casas de veraneio.

O percurso termina junto ao Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, no Lajido de Santa Luzia.

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA