menu logo

tamanho do texto:

Caminho das Lagoas PR19PIC

Tipo: Linear
Dificuldade: Fácil
Distância: 22Km
Duração: 7h
Altitude (Min / Máx): 400m / 710m

 

Como Chegar

Vindo da Madalena pela Estrada Longitudinal, vire à direita em direção às Lajes do Pico no cruzamento com a Estrada Transversal. Cerca de 700 metros depois, encontrará um entroncamento à esquerda, que corresponde ao início do trilho.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água



gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

O trilho das Lagoas é uma viagem pelo interior da ilha, no seu estado mais puro. O percurso inicia-se na Estrada Transversal, junto a uma casa dos Serviços Florestais, e termina na freguesia da Ribeirinha, estando inserido na Área de Paisagem Protegida da Zona Central.

O percurso inicia-se na Estrada Transversal, junto a uma casa dos Serviços Florestais, e termina na freguesia da Ribeirinha. Ao longo do percurso que serpenteia através de um grande alinhamento de pequenos vulcões, terá oportunidade de descobrir as lagoas do Caiado, Seca, do Peixinho, do Paúl e outras mais. Passará também em zonas de pastagem de altitude.

Este percurso está inserido na Área de Paisagem Protegida da Zona Central e no geossítio prioritário do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO, Planalto da Achada, passando ainda pela Área Protegida para a Gestão de Habitats e Espécies da Lagoa do Caiado e pela Reserva Natural do Caveiro. 

Nesta zona encontrará turfeiras altas e ativas e turfeiras de cobertura (Sphagnum spp., Eleocharis multicaulis e Juncus spp.), Ilex azorica (azevinho) e  Juniperus brevifolia (cedro-do-mato). Ao nível da fauna, encontrará as espécies Regulus regulus inermis (estrelinha), Turdus merula azorensis (melro), Scolopax rusticola (galinhola), entre outras.

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA