menu logo

tamanho do texto:

Geografia

gallery_thumbnail
zoom in

Situada no Grupo Central do Arquipélago, a ilha do Pico tem uma área total de 448,4 km² e é nela que se encontra o ponto mais alto de Portugal: a Montanha do Pico, com 2351 metros de altitude.

A ilha tem 42 quilómetros de comprimento no sentido este-oeste e 15,2 quilómetros de largura, estando separada do Faial por um estreito braço de mar com cerca de 8 quilómetros (4,5 milhas náuticas) de largura, conhecido por Canal Faial-Pico.

O Pico situa-se a 38°28'19" de latitude norte e 28°21'50" de longitude oeste e tem 17 freguesias distribuídas pelos seus três concelhos, o concelho das Lajes (Calheta de Nesquim, Lajes do Pico, Piedade, Ribeiras, Ribeirinha e São João), o concelho de São Roque do Pico (Prainha, Santa Luzia, Santo Amaro, Santo António e São Roque) e o concelho da Madalena (Bandeiras, Candelária, Criação Velha, Madalena, São Caetano e São Mateus), sendo que a população residente ronda os 14 mil habitantes.

O clima é temperado oceânico, verificando-se temperaturas médias anuais do ar que oscilam entre os 13 °C de mínima e os 23 °C de máxima e uma humidade relativa do ar elevada. Devido à orografia e geologia da ilha, as variações da temperatura estão fortemente relacionadas com a altitude, a exposição às radiações solares, proximidade do mar e o tipo de solo.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA