menu logo

tamanho do texto:

Ponta da Ilha

Área Protegida de Gestão de Recursos

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Com 595 hectares, esta área protegida localiza-se ao largo da Ponta da Ilha, na costa este, em frente à povoação da Manhenha (freguesia da Piedade).

Caracteriza-se por possuir um leito rochoso bastante irregular, intercalado com clareiras arenosas. A uma maior distância da costa, evidencia-se a presença de blocos de rocha de tamanhos variados. O declive do fundo é suave e a linha de costa é orlada por paredes de diferentes inclinações.

Definida como Zona Especial de Conservação (ZEC), no âmbito da Rede Natura 2000, a Ponta da Ilha é um importante habitat para as espécies de fauna Sterna dougallii (garajau-rosado), Sterna hirundo (garajau-comum), Columba palumbus azoricus (pombo-torcaz dos Açores), Caretta caretta (tartaruga-boba) e Tursiops truncatus (roaz), e para as espécies de flora Lotus azoricus, Myosotis maritima (não-me-esqueças), Spergularia azorica, Corema album azoricum (camarinha), Picconia azorica (pau-branco), Juniperus brevifolia (cedro-do-mato), Erica azorica (urze), Euphorbia azorica (erva-leiteira) e Daucus carota azoricus (salsa-burra).

Classificações:

Rede Natura 2000

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA