menu logo

tamanho do texto:

Canal Faial-Pico/sector Pico

Área Protegida de Gestão de Recursos

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Esta zona, com 66,9 hectares, é marcada por dois ilhéus situados na costa oeste do Pico, frente à vila da Madalena – o Ilhéu em Pé e o Ilhéu Deitado.

Estes ilhéus são o que resta de um aparelho vulcânico desmantelado pela abrasão marítima e são elementos de grande valor paisagístico e simbólico.

Os ilhéus constituem uma área de refúgio e nidificação de aves marinhas e estão rodeados por fundos relativamente regulares de areia e rocha com uma profundidade máxima de 20 metros entre os ilhéus e a ilha do Pico. 

Estes fundos albergam uma fauna piscícola rica não só em espécies residentes, mas também em espécies pelágicas. Constitui ainda uma zona de reprodução para a espécie Balistes capriscus (peixe-porco). Esta área é também um geossítio marinho prioritário do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.

Definida como Zona Especial de Conservação (ZEC), no âmbito da Rede Natura 2000 , esta área é um importante habitat para as espécies de fauna Sterna hirundo (garajau-comum), Caretta caretta (tartaruga-boba) e Tursiops truncatus (roaz) e para as espécies de flora Azorina vidalii (vidália) e Spergularia azorica.

Classificações:

Rede Natura 2000

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA