menu logo

tamanho do texto:

Canal Faial-Pico/sector Pico

Área Protegida de Gestão de Recursos

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Esta zona, com cerca de 6689 hectares, é marcada por dois ilhéus situados na costa oeste do Pico, frente à vila da Madalena – o Ilhéu em Pé e o Ilhéu Deitado. 

Estes ilhéus são o que resta de um aparelho vulcânico desmantelado pela abrasão marítima e são elementos de grande valor paisagístico e simbólico. Constituem uma área de refúgio e nidificação de aves marinhas, como o garajau-comum (Sterna hirundo), e estão rodeados por fundos relativamente regulares de areia e rocha com uma profundidade máxima de 20 metros entre os ilhéus e a ilha do Pico. 

Estes fundos albergam uma fauna piscícola rica não só em espécies residentes, mas também em espécies pelágicas. Constituem ainda uma zona de reprodução para o peixe-porco (Balistes capriscus). 

Esta área é também um importante habitat para as espécies de fauna tartaruga-boba (Caretta caretta) e roaz (Tursiops truncatus) e para as espécies de flora vidália (Azorina vidalii) e Spergularia azorica.

Esta área inclui a Zona Especial de Conservação (ZEC) dos Ilhéus da Madalena, no âmbito da Rede Natura 2000, e um geossítio marinho prioritário do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.

Classificações:

Rede Natura 2000

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA