menu logo

tamanho do texto:

Zona do Morro

Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Com 37 hectares, Zona do Morro localiza-se numa faixa costeira, na zona de divisão das freguesias da Prainha e de Santo Amaro, e resultou de uma escoada vulcânica que se estendeu desde o topo da ilha até ao mar, originando assim esta fajã lávica.

Esta área, cuja altitude varia entre o nível do mar e os 60 metros de altitude, caracteriza-se pela presença de lavas do tipo pahoehoe, formando superfícies lisas e contínuas ou onduladas com declive suave, sobre as quais de desenvolve uma zona de charneca macaronésica endémica, em bom estado de conservação, sendo este um habitat prioritário da Rede Natura 2000.

Entre a vegetação, é possível encontrar muros de basalto negro que correspondem a “currais” de vinha abandonados e tinham como utilidade proteger as vinhas dos ventos fortes e do rossio do mar.

Esta área protegida apresenta elevados valores paisagísticos, com espécies endémicas de flora e fauna, sendo também uma zona muito importante para a nidificação da espécie protegida Calonectris borealis (cagarro).

Esta área protegida é também uma Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA) da organização BirdLife International.

Classificações:

IBA

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA