menu logo

tamanho do texto:

Caveiro

Reserva Natural

gallery_thumbnail
zoom in

Situada a norte das Lajes do Pico, esta área ocupa cerca de 266 hectares, tendo o seu ponto mais elevado a 1076 metros de altitude.

Esta área protegida integra maioritariamente formações geológicas do designado Planalto da Achada, uma cordilheira vulcânica que se estende por cerca de 30 quilómetros, desde a Lagoa do Capitão até à Ponta da Ilha, no extremo oriental da ilha, e integra um total de cerca de 190 cones vulcânicos. Esta zona de vulcanismo fissural é constituída sobretudo por cones de escórias e escoadas lávicas basálticas de idade recente, ou seja, de idade inferior a 10 mil anos. A sul, estas escoadas lávicas contactam com as formações geológicas do Vulcão do Topo, um vulcão em escudo com 1022 metros de altitude e muito afetado pela tectónica e ações erosivas.

Este local está sujeito a condições de extrema humidade atmosférica, encharcamento e nevoeiros permanentes, favorecendo o aparecimento de Sphagnum sp. (turfeiras), Eleocharis multicaulis e Juncus spp. (junco), espécies características de habitats húmidos, e da designada floresta de nuvens, onde se destaca a presença de Ilex azorica (azevinho) e Juniperus brevifolia (cedro-do-mato). Para além do seu interesse conservacionista, estes habitats húmidos desempenham um papel muito importante na regulação do sistema hidrológico da ilha.

A geologia e a flora local favorecem o estabelecimento de uma fauna variada onde se destaca a presença das espécies Hipparchia azorina (borboleta), Cedrorum azoricus caveirensis (carocho), Turdus merula azorensis (melro), Regulus regulus inermis (estrelinha) e Nyctalus azoreum (morcego dos Açores), única espécie de mamífero endémico conhecido na Região.

É possível explorar esta área percorrendo o trilho Caminho das Lagoas (PR19PIC).

Esta área protegida integra uma Zona de Proteção Especial (ZPE) e uma Zona Especial de Conservação (ZEC) no âmbito da Rede Natura 2000, uma Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA) da organização BirdLife International e um Sítio Ramsar ao abrigo da Convenção Ramsar. A zona do Caveiro está integrada num geossítio do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.

Classificações:

Sítio RAMSAR

Rede Natura 2000

IBA

Geossítio

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA