menu logo

tamanho do texto:

Sobre o Parque

gallery_thumbnail
zoom in

Criado em 2008, o Parque Natural do Pico é o maior dos Açores. É um local onde o Homem e a natureza vivem em harmonia, convidando os seus visitantes a explorar a sua geodiversidade, biodiversidade, gastronomia e tradições culturais únicas.

A ilha do Pico, a mais jovem do Arquipélago, tem uma importante geodiversidade e biodiversidade, contando com várias áreas da Rede Natura 2000, a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, Património Mundial da UNESCO, um Sítio Ramsar e oito geossítios prioritários do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.

Apresentando uma grande área de vegetação natural com fraca ou nenhuma intervenção do Homem, o Parque Natural abrange quatro Reservas Naturais, um Monumento Natural, oito Áreas Protegidas para a Gestão de Habitats ou Espécies, seis Áreas de Paisagem Protegida e três Áreas Protegidas de Gestão de Recursos.

O Parque tem à disposição dos seus visitantes a Casa da Montanha, a Casa dos Vulcões, o Centro de Visitantes da Gruta das Torres, o Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, um Centro de Reabilitação de Aves Selvagens e, ainda, oito trilhos pedestres que se desenvolvem desde o nível do mar até ao ponto mais alto de Portugal.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA