menu logo

tamanho do texto:

Lajedo - Fajã Grande PR2FLO

Tipo: Linear
Dificuldade: Média
Distância: 10Km
Duração: 3h30
Altitude (Min / Máx): 23m / 293m

 

Como Chegar

Partindo da Igreja Nossa Senhora dos Milagres, no Lajedo, concelho das Lajes, vire à direita junto ao império do Espírito Santo e suba até chegar ao miradouro onde encontrará assinalado o início do percurso.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Este trilho inicia-se na freguesia do Lajedo, passa pelas freguesias do Mosteiro e da Fajãzinha e termina na Fajã Grande.

O trilho acompanha os desníveis dos declives vulcânicos existentes entre as várias freguesias. Durante o percurso é possível encontrar diversas espécies de flora da Laurissilva e observar várias espécies de aves.

Inicie o trilho por um caminho de pé posto, junto ao miradouro com vista sobre o Ilhéu do Cartário. Siga em frente até encontrar uma estrada de asfalto, no Mosteiro. Vire à esquerda, passe pelo largo da igreja e prossiga pela estrada até encontrar outro caminho de betão. Transponha uma pequena ponte sobre a Ribeira do Mosteiro. Prossiga em frente num caminho de pé posto até chegar à estrada e continue ao longo desta, até ao local onde a estrada desenha uma curva acentuada à direita. No fim da curva, encontra a vereda que desce ao centro da Caldeira. Prossiga por uma subida que o levará novamente à estrada asfaltada. Depois, siga até à primeira curva acentuada na estrada, vire à esquerda junte à seta sinalizadora e prossiga pelo trilho em direção à Fajãzinha.

Chegado à freguesia, prossiga pelo caminho calcetado, passe em frente à igreja e chega à praceta central da freguesia, o Rossio. Atravesse a freguesia seguindo a sinalização, vire à esquerda por um caminho de pé posto e prossiga em frente. No fim do caminho, já na Estrada Regional, encontra um antigo moinho de água e atravesse a ponte sobre a Ribeira Grande. À direita encontra um caminho calcetado que o levará até ao Poço da Ribeira do Ferreiro, um dos lugares mais belos do arquipélago. Regressando pelo mesmo caminho atravesse sobre a ponte da Ribeira do Ferreiro. Logo a seguir vire à direita por um caminho alcatroado. Depois de 700 metros, entre num caminho de pedra calçada e siga entre pequenos terrenos de pastagens até à Fajã Grande. Na Rua Senador André de Freitas percorra os últimos metros do percurso até à Zona Balnear da Fajã Grande.

Ao longo do percurso encontram-se diversas espécies da floresta Laurissilva e várias espécies de avifauna.

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA