menu logo

tamanho do texto:

Costa Norte

Área Protegida de Gestão de Recursos

gallery_thumbnail
zoom in

Localizada a norte da ilha, esta área é constituída unicamente por uma componente marinha, ocupando cerca de 3974 hectares desde a linha de costa até profundidades de 100 metros. Neste local, o fundo é rochoso e irregular, apresentando paredes, blocos, grutas e fendas.

As espécies de peixes mais frequentes incluem Abudefduf luridus (castanheta-azul), Coris julis (peixe-rei), Labrus bergylta (bodião-vermelho), Serranus atricauda (garoupa), (Epinephelus marginatus (mero) e Sparisoma cretense (veja). Nas fendas são comuns as especies Gymnothorax unicolor (moreão), Muraena augusti (moreia-preta) e Phycis phycis (abrótea). Na coluna de água abundam as espécies Boops boops (boga), Balistes capriscus (peixe-porco) e Pseudocaranx dentex (encharéu).

Quanto aos invertebrados, é possível observar Arbacia lixula (ouriço-do-mar), Ophidiaster ophidianus (estrela-do-mar), Patella aspera (lapa-brava), Patella candei (lapa-mansa), Megabalanus azoricus (craca), esponjas e ascídias.

Relativamente às algas, são características a clorófita Codium adhaerens e as rodófitas Pterocladiella capillacea e Porphyra sp. Em profundidade surgem a rodófita Sphaerococcus coronopifolius e as feófitas Cladostephus spongiosus, Padina pavonica e Zonaria tournefortii.

Avista-se esta área percorrendo o trilho Fajã Grande - Ponta Delgada (PR01FLO) e a Grande Rota das Flores (GR01FLO).

Para conhecer mais sobre os habitats e espécies marinhas características deste local, pode visitar o Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão.

O limite terrestre desta área interseta com diversas estruturas geológicas, como grutas de erosão e ilhéus, integradas nos geossítios Ponta do Albernaz - Ponta Delgada e Costa Nordeste do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.

Esta área protegida circunda uma Reserva Natural e faz fronteira com uma Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies. No âmbito da Rede Natura 2000, confina com uma Zona de Proteção Especial (ZPE) e integra parcialmente uma Zona Especial de Conservação (ZEC). Constitui também uma Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA) da organização BirdLife International.

Classificações:

Reserva da Biosfera

Rede Natura 2000

IBA

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA