menu logo

tamanho do texto:

Circuito BTT - Parque Florestal do Capelo

Tipo: Circular
Dificuldade: Fácil
Distância: 2Km
Duração: 1h
Altitude (Min / Máx): 223m / 276m

 

Como Chegar

Saindo da cidade da Horta na direção oeste, siga pela Estrada Regional, passando pelas freguesias da Feteira e Castelo Branco. Ao chegar à freguesia do Capelo, continue pela Estrada Regional. Depois de passar a entrada para o Varadouro à esquerda, cerca de 500 metros mais à frente encontra a sinalização da entrada do Parque Florestal do Capelo à direita.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado, impermeável, capacete, protetor solar, água



gallery_thumbnail
zoom in

O circuito começa e termina no lugar do Cruzeiro, no Parque Florestal do Capelo. O percurso, feito em bicicleta, desenrola-se no meio de uma densa floresta com espécies caraterísticas da Laurissilva.

O circuito, com 2 quilómetros de comprimento, de baixa dificuldade e com uma duração aproximada de 1 hora, resulta da recuperação de um antigo trilho pedestre bem como de parte de um caminho de terra que em tempos foi utilizado por agricultores da ilha.

O trilho de BTT desenvolve-se integralmente no Parque Florestal do Capelo, espaço onde podem ser observadas várias espécies naturais dos Açores, nomeadamente associadas ao habitat de Laurissilva costeira, nomeadamente Morella faya (faia-da-terra), (Laurus azorica (louro-da-terra), Erica azorica (urze), Myrsine retusa (tamujo) e Picconia azorica (pau-branco).

O desporto de natureza deve ser praticado tendo em atenção a preservação da mesma, por isso, cumpra as regras de conduta básicas, tais como circular dentro dos locais e trilhos demarcados, não abandonar lixo nem colher, capturar ou abater exemplares de quaisquer espécies naturais.

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA