menu logo

tamanho do texto:

Rocha da Fajã PRC2FAI

Tipo: Circular
Dificuldade: Média
Distância: 5Km
Duração: 2h30
Altitude (Min / Máx): 10m / 290m

 

Como Chegar

Saindo da cidade da Horta na direção oeste, siga pela Estrada Regional em direção à freguesia da Praia do Norte. Após passar a igreja, ande mais 1 quilómetro até encontrar a indicação de trilho à sua esquerda.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água



gallery_thumbnail
zoom in

O trilho começa e termina na Estrada Regional a 300 metros do Miradouro da Baía da Ribeira das Cabras. Desce pela antiga arriba fóssil onde terminava a ilha do Faial há cerca de 10 mil anos, altura em que se começa a formar a Península do Capelo. Neste percurso é possível passar pelas antigas adegas onde ainda hoje se produz vinho.

O trilho desce à fajã da Praia do Norte, uma fajã com génese mista, em parte formada através da acumulação de detritos provenientes das altas arribas que a ladeiam e que se impõem ao mar através de magníficas escoadas lávicas provenientes das várias erupções que formaram a Península do Capelo.

Uma das escoadas, associada à erupção histórica do Cabeço do Fogo, encerra verdadeiros tesouros naturais, encraves de rochas arrancados do interior da Terra, os chamados xenólitos olivínicos.

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA