menu logo

tamanho do texto:

Costa Sul PR05SMA

Tipo: linear
Dificuldade: média
Distância: 7Km
Duração: 3h30
Altitude (Min / Máx): 3m / 185m

 

Como Chegar

Partindo do Cais da Vila, siga a sinalética em direção à Vila do Porto, percorrendo a artéria principal. Após cerca de 930 metros encontrará a igreja Matriz da Vila do Porto à sua direita, siga em frente cerca de 120 metros e na Rua Teófilo Braga encontrará à sua esquerda a Casa dos Fósseis/ Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

O trilho Costa Sul começa na Casa dos Fósseis/Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo, atravessa todo o Monumento Natural da Pedreira do Campo, Figueiral e Prainha e termina na Praia Formosa.

No Centro, o visitante recebe informação que lhe permite interpretar adequadamente o que observará ao longo do percurso, nomeadamente formações vulcânicas submarinas e jazidos fósseis com dois períodos de formação distintos.

Inicie o percurso na Casa dos Fósseis/Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo, descendo pela artéria principal de Vila do Porto em direção ao Forte de São Brás. Siga por um caminho de acesso à Ribeira de São Francisco, considerado um local interessante para observação de aves.

O percurso leva-o à Pedreira do Campo, uma antiga frente de exploração de inertes, com diversificas escoadas lávicas submarinas (lavas em almofada), únicas no contexto regional.

De seguida, o trilho segue por entre os pastos até à Gruta Figueiral, uma gruta artificial, de onde se extraía calcário e argila para produção de cal e de telhas. Nas imediações da gruta ainda é possível observar um antigo forno onde se coziam as pedras extraídas e nos tetos da gruta e nos tijolos do forno é possível ver diversos fósseis de bivalves marinhos.

Prossiga a viagem ao longo da Costa Sul, por um caminho outrora utilizado para o transporte das pedras calcárias, e aprecie a agradável paisagem, a flora natural e a avifauna.

Na chegada à estrada de acesso local, a sinalética conduze-o à entrada de uma nova pastagem que leva à encosta da Prainha. A descida faz-se por entre mato misto de vegetação e espécies de flora aromática.

Chegando à Prainha observam-se filões e minerais cravados na rocha e afloramentos de rochas sedimentares contendo fósseis. Prossiga junto ao Forte da Prainha, até à Praia Formosa.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA