menu logo

tamanho do texto:

Costa Norte PR01SMA

Tipo: linear
Dificuldade: média
Distância: 9Km
Duração: 4h
Altitude (Min / Máx): 11m / 205m

 

Como Chegar

Saindo de Vila do Porto, siga pela Estrada Regional em direção à freguesia de São Pedro. No lugar das Feteiras de São Pedro, encontrará um caminho à sua esquerda, indicado pelo painel de início de trilho, onde se inicia o percurso.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

Este trilho inicia-se nas Feteiras de Baixo, freguesia de São Pedro e encaminha-se em direção a norte, propondo um desvio meritório à Baía do Raposo.

No regresso, o percurso atravessa a Área de Paisagem Protegida do Barreiro da Faneca e faz um desvio à Ponta do Pinheiro que oferece uma vista privilegiada sobre a costa norte da ilha. Depois segue em direção à Ponta dos Frades, onde se podem observar icnofósseis, descendo posteriormente para os Anjos, onde cessa.

Inicie o trilho na Estrada Regional, junto à paragem do autocarro, no lugar das Feteiras de Baixo, na freguesia de São Pedro.

Comece por descer o caminho que entronca com a Estrada Regional e, após 400 metros, vire à esquerda na canada de terra batida que o guia até à costa norte.

Ao chegar à costa, vire à direita até encontrar o atalho que desce à Baía do Raposo, umas das baías que integra a Área de Paisagem Protegida do Barreiro da Faneca. Nesta zona, poderá apreciar duas azenhas, a levada que as alimenta e um lagar em ruínas. Subindo ao longo da Ribeira do Engenho, acederá a uma pequena, mas bonita cascata.

Suba o caminho de pé posto e vire à direita, através de uma mata de pau-branco (Picconia azorica), seguindo na direção do Barreiro da Faneca, um dos geossítios prioritários da ilha. Ao chegar a esta paisagem única nos Açores, contorne pela esquerda e prossiga na canada ladeada por incenso (Pittosporum undulatum) e pau-branco (Picconia azorica).

Nesta fase do percurso, sobre terreno árido, existem vários desvios com acessos a miradouros sobre a costa norte, destacando-se o Miradouro da Ponta do Pinheiro, da Baía da Cré e Monte Gordo, onde existe uma vigia da baleia, de onde se pode observar toda a Área Protegida de Gestão de Recursos da Costa Norte e a vista desde a Ponta dos Frades até ao Ilhéu das Lagoínhas.

Em seguida, desça no sentido da Ribeira do Lemos e depois no sentido da Ponta dos Frades, podendo observar nos terrenos anteriores à Ponta dos Frades icnofósseis provocados por bioerosão.

Posteriormente desça em direção aos Anjos, até próximo da estátua de Cristóvão Colombo onde termina o percurso. Aproveite a qualidade da zona balnear no local.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA