menu logo

tamanho do texto:

Costa do Corvo

Área Protegida de Gestão de Recursos

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Esta área corresponde ao território marinho do Parque Natural, com cerca de 25 738 hectares e 14 quilómetros de linha de costa, estando a sua gestão direcionada para a manutenção de certos habitat ou espécies, salvaguardando o uso sustentável dos ecossistemas. 

Nas faces sul, oeste e norte da ilha existem arcos, grutas semissubmersas e algumas poças de maré, sendo que as de maior dimensão são particularmente importantes como áreas de maternidade para algumas espécies de peixe. 

O fundo do mar em torno da ilha desce, abruptamente, até aos 50 a 100 metros de profundidade e de forma gradual até aos 500 metros, a cerca de 1 milha náutica da costa. 

Os recifes submarinos da costa sul constituem as zonas de maior diversidade marinha com esponjas em profundidades mais elevadas e o bivalve leque-do-mar (Pinna rudis) a crescer nas fendas, sendo o principal biótopo abaixo dos 15 metros caracterizado pela alga castanha Zonaria tournefortii. Na área envolvente destes recifes, as espécies de peixes são igualmente diversificadas.

Classificações:

Reserva da Biosfera

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA