menu logo

tamanho do texto:

Costa do Corvo

Área Protegida de Gestão de Recursos

gallery_thumbnail
zoom in

Corresponde à área marinha do Parque Natural com 25 738,30 hectares, cuja gestão é direcionada para a manutenção de determinados habitats ou espécies, salvaguardando o uso sustentável dos ecossistemas naturais e dos 14 quilómetros de linha de costa.

Nas faces sul e oeste e no norte da ilha existem arcos, grutas semisubmersas e algumas poças de maré. As poças de maiores dimensões são particularmente importantes como áreas de maternidade para algumas espécies de peixe. O fundo do mar em torno da ilha desce, abruptamente, até aos 50-100 metros e de forma gradual até aos 500 metros, a cerca de uma milha náutica da costa. Os recifes submarinos da costa sul constituem as zonas de maior diversidade marinha.

O principal biótopo abaixo dos 15 metros é caracterizado pela alga-castanha (Zonaria tournefortii), com esponjas em profundidades mais elevadas e o bivalve leque-do-mar (Pinna rudis) a crescer nas fendas. A diversidade de espécies de peixes que se observa na vizinhança destes recifes é igualmente elevada.

Classificações:

Reserva da Biosfera

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA