menu logo

tamanho do texto:

Centro de Interpretação Ambiental das Furnas

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

O Centro de Interpretação Ambiental das Furnas (CIAF) foi criado com o objetivo de divulgar a história e evolução do Vulcão das Furnas, com abordagem à biodiversidade, geodiversidade e património natural e cultural, a formação dos Açores e em especial da ilha de São Miguel, e ainda o Plano de Ordenamento da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas e respetivas medidas preventivas implementadas na proteção e recuperação dos ecossistemas na Área de Paisagem Protegida das Furnas.

Esta área representa um valioso património natural dos Açores, digna de ser ambientalmente interpretada. A sua classificação teve por base a singularidade geomorfológica e hidrológica da Caldeira das Furnas, onde se destacam a lagoa e as manifestações de vulcanismo secundário.

A exposição inclui cinco salas providas de equipamentos tecnológicos dinâmicos e interativos que pretendem melhorar a interpretação ambiental desta área protegida.

Inclui ainda uma sala multiusos para a realização de reuniões, palestras, apresentações, atividades de educação ambiental, entre outros. Complementarmente, existem áreas exteriores adjacentes, nomeadamente zonas de merendas e contemplação e um amplo espaço verde com vista privilegiada sobre a Lagoa, onde os visitantes podem apreciar a paisagem e desenvolver atividades de lazer.

O CIAF constitui a Delegação de Ilha do Açores Geoparque Mundial da UNESCO e tem, por isso, uma sala expositiva dedicada à divulgação atualizada desta temática.

O Centro foi o vencedor do “Premio Internazionale Architetture di Pietra 2011 – XII edizione” e finalista do prémio SECIL em 2013. Foi capa da publicação espanhola “El Croquis” e alvo de destaque em alguns websites de arquitetura. Em 2016, ganhou o prémio “Tour Operator of the Year for São Miguel” na categoria “Holiday & Tour Specialist Awards” da Luxury Guide Awards e em 2017 ganhou o prémio “Luxuary Travel & Hospitality Awards 2018” na categoria “Learning Experience”.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA