menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas assinala o 35.º aniversário do Jardim Botânico do Faial

Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas assinala o 35.º aniversário do Jardim Botânico do Faial

18 de Junho de 2021

O Jardim Botânico do Faial comemora hoje 35 anos de existência e contou com a visita do Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.

Na ocasião, Alonso Miguel teve a oportunidade de conhecer o mural, que reproduz plantas endémicas do Arquipélago, realizado pelo Projeto Moviment'arte da APADIF (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial).

Alonso Miguel congratulou o trabalho realizado pelos utentes, afirmando que o Jardim “agora ficou mais enriquecido com o mural pintado pela APADIF”.

O Jardim Botânico desenvolve ações de conservação das espécies e habitats naturais da Região, nomeadamente através do Viveiro de Plantas Raras e do Banco de Sementes, ao mesmo tempo que contribui para a divulgação do conhecimento, educação ambiental e investigação científica.

As coleções deste Jardim “concentram cerca de 53 % das espécies endémicas da flora açoriana, encontrando-se aqui espécies muito raras”, referenciou. Estão também aqui recriados habitats definidos na Rede Natura 2000 e outras plantas ligadas à cultura e história açoriana, bem como, uma coleção de orquídeas em exposição no Orquidário dos Açores.

Por fim, o Secretário Regional referiu que “o Jardim Botânico tem também um polo de Pedro Miguel que será requalificado pelo Governo Regional, cujo projeto de requalificação está a ser ultimado e que irá avançar ainda durante este ano, tal como anunciado no âmbito da discussão do Plano e Orçamento da Região”, e onde neste momento está a ser recuperado um habitat de floresta Laurissilva com 6 hectares.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA