menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Projeto LIFE IP CLIMAZ participa na Reunião do Conselho Consultivo do Parque Natural da Terceira

Projeto LIFE IP CLIMAZ participa na Reunião do Conselho Consultivo do Parque Natural da Terceira

3 de Julho de 2024

O projeto LIFE IP CLIMAZ esteve presente no Conselho Consultivo do Parque Natural da Terceira, realizado no dia 14 de junho, onde foram apresentados e discutidos os pontos de situação das ações desenvolvidas nesta ilha.

Este ano, os trabalhos de adaptação, mitigação, e controlo de espécies exóticas invasoras têm avançado significativamente, no âmbito das sub-ações C5.3 (Projeto demonstrativo de “Soluções Baseadas na Natureza” para enfrentar eventos climáticos extremos), C8.1 (Aumento da capacidade dos viveiros da DRRF) e C8.3 (Reconversão de floresta existente em floresta nativa).

Neste contexto, foram realizadas intervenções em várias linhas de água identificadas no Plano de Gestão de Riscos de Inundações da Região Autónoma dos Açores (PGRIA), visando dar resposta aos riscos identificados. Estes trabalhos traduziram-se na limpeza e desobstrução do leito das ribeiras, combate à flora invasora, com remoção de cerca de 7 toneladas de biomassa, plantação de aproximadamente 2700 plantas de flora nativa, devidamente adaptada e localizada ao longo das suas margens, bem como a construção de algumas estruturas de engenharia natural, que possam auxiliar na contenção do leito da ribeira.

Além disso, foram reconvertidos aproximadamente 4,6 hectares de floresta existente em floresta nativa, com a plantação de cerca de 12 700 plantas. Foi, também, instalado um pomar de plantas endémicas para recolha de material genético, numa área de cerca de 0,75 ha.

A participação nesta reunião teve como objetivo manter e ampliar o envolvimento dos stakeholders regionais com as atividades do LIFE IP CLIMAZ, promovendo uma participação ativa e contínua (Ação F2.2).

Saiba mais sobre este projeto coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática em: www.lifeipclimaz.com/

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA