menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Alonso Miguel destaca medidas de combate às alterações climáticas

Alonso Miguel destaca medidas de combate às alterações climáticas

17 de Junho de 2021

No Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca, o Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas assegurou que está atento à necessidade de prevenção contra os fenómenos naturais, cada vez mais frequentes na região em resultado das alterações climáticas globais.

Neste sentido, esta Secretaria Regional está a implementar diversas medidas, nomeadamente através do Programa Regional para as Alterações Climáticas, cuja implementação é apoiada pelo projeto LIFE IP CLIMAZ, que contará “com cerca de 20 milhões de euros para investir na implementação de medidas nesta matéria”, disse o governante em entrevista à Antena 1 Açores, hoje na cidade da Horta.

Paralelamente está em curso um conjunto de projetos que permitem uma maior preservação do nosso património natural e o combate às alterações climáticas. “E neste Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca, destacaria o trabalho que tem sido realizado a nível da recuperação de turfeiras na Terceira, no Faial, no Pico e nas Flores, no âmbito do projeto LIFE IP AZORES NATURA e que é extremamente importante” salientou Alonso Miguel.

O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas referiu ainda que “As turfeiras são ecossistemas de zonas húmidas que cobrem cerca de 40 % das nossas áreas protegidas, que funcionam como esponjas, retendo água, permitindo a sua infiltração e a disponibilização dessa água nos aquíferos e, portanto, tem esta dupla valia em termos de combate às alterações climáticas, quer pelo sequestro de carbono da atmosfera, quer pela disponibilização de água no solo para abastecimento”.

A Região encontra-se a preparar o Plano de Gestão de Secas e Escassez de Água dos Açores, que ficará concluído até ao início do próximo ano, e que permitirá sistematizar os procedimentos a serem adotados em caso de ameaça de seca e em situação de escassez de água, garantindo uma resposta eficaz e adequada a cada uma das ilhas do Arquipélago.

O governante relembrou ainda que é fulcral continuar a consciencializar a população para a importância de um uso eficiente e sustentável dos recursos naturais, com especial enfoque para a água.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA