menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Atividade Parque Escola: Menos olhos que barriga

Atividade Parque Escola: Menos olhos que barriga

2 de Junho de 2021

O Parque Natural do Faial, através da Ecoteca, tem vindo a dinamizar a ação “Menos olhos que barriga!”, no âmbito do programa Parque Escola 2020/2021. 

Esta atividade consiste na leitura do livro infantil “A Rita encolheu. E agora?”, da autoria de Marta Hugon e ilustrações de António Jorge Gonçalves, da coleção “Desperdício Zero”, seguindo-se um diálogo sobre os impactes ambientais dos biorresíduos que são gerados através do desperdício alimentar. São ainda abordados conceitos relacionados com esta temática, como listas de compras, prazos de validade, produtos da época, frescos/embalados e organização e conservação de alimentos. Como componente prática, os alunos realizam um quiz, jogam ao “Eco Jogo do Galo”, pintam desenhos e criam e decoram ímanes alusivos ao conto, para colocarem nas suas cozinhas, sendo assim desafiados a assumir um compromisso para combater o desperdício alimentar juntamente com as suas famílias.

Esta ação pretende dar a conhecer as boas práticas de combate ao desperdício alimentar nas compras, na conservação e no aproveitamento integral de restos e excedentes de alimentos e ainda apelar à redução da utilização de plástico, principalmente o descartável. 

O desperdício alimentar consiste na perda de alimentos ao longo da cadeia alimentar, desde a produção até ao consumo, o que implica que os alimentos não cumpram o propósito para o qual foram produzidos, isto é, não sejam consumidos, apesar de se encontrarem em boas condições. Estima-se que cerca de 20% dos resíduos produzidos são de alimentos e que cerca de 42% deste desperdício tem origem nas nossas habitações, pelo que se torna importante consciencializar para a prevenção e redução do desperdício alimentar. 

Fotos: Parque Natural do Faial

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA