tamanho do texto:
Notícias
Instalação de armadilhas para roedores em São Jorge
23 de Maio de 2024
Os roedores representam um desafio significativo para as ações de conservação, implementadas pelo projeto LIFE IP AZORES NATURA. Estes animais exibem comportamento invasivo, prejudicial a outras espécies, predando ovos e crias de aves marinhas, competindo por tocas e contribuindo para o declínio e perda de populações de plantas nativas e invertebrados.
Para lidar com esta questão, é essencial implementar estratégias de controlo de roedores, focando-se nas espécies que se encontram neste local, nomeadamente o rato-doméstico, o rato-preto, a ratazana castanha e o coelho. Optou-se por utilizar armadilhas, do tipo snap trap e multicaptura, devido à sua eficácia comprovada. Estas armadilhas foram colocadas no Porto do Topo, na ilha de São Jorge, uma vez que é neste local que é feito o embarque dos técnicos que irão efetuar trabalhos de conservação no Ilhéu do Topo. Desta forma, esta ação releva-se como uma medida preventiva, de modo a prevenir o transporte de roedores para o Ilhéu do Topo e evitar, assim, a propagação de espécies de fauna com comportamento invasor.
Saiba mais sobre este projeto coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática em: www.lifeazoresnatura.eu.