menu logo

tamanho do texto:

Notícias

DROTRH colabora com Serviço de Ambiente e Ação Climática de São Jorge na conservação das margens do leito da Ribeira Seca em São Jorge, no âmbito do LIFE IP CLIMAZ

DROTRH colabora com Serviço de Ambiente e Ação Climática de São Jorge na conservação das margens do leito da Ribeira Seca em São Jorge, no âmbito do LIFE IP CLIMAZ

15 de Abril de 2024

No âmbito da sub-ação C5.3 – Projeto demonstrativo de “Ecosssystem based adaptation” para enfrentar as alterações climáticas, do projeto LIFE IP CLIMAZ, decorreram, ao longo do ano de 2023, trabalhos de recuperação e restauro ecológico da ribeira da Ribeira Seca, na ilha de São Jorge.

Estes trabalhos, efetuados pela Direção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos (DROTRH), com a colaboração do Serviço de Ambiente e Ação Climática de São Jorge,  pretendem testar a melhor forma de garantir a proteção, recuperação e restauro desta linha de água, através de intervenções em zonas prioritárias, visando o seu restauro e estabilização das margens, mediante o controlo da vegetação invasora, plantação de espécies endémicas e naturais, bem como a implementação, sempre que possível, de técnicas de engenharia natural.

A escolha do troço teve por base as diversas ocorrências reportadas, ao longo dos anos, no RERA – Relatório do Estado das Ribeiras dos Açores.

Dos trabalhos efetuados constam, nomeadamente, a remoção de espécies invasoras como cana (Arundo donax) e roca-da-velha (Hedychium gardnerianum). No caso da primeira espécie invasora, procedeu-se à sua eliminação através de mecanismos de arranque com o apoio de uma mini-giratória. Quanto à roca-da-velha, a sua eliminação e remoção foi efetuada através de mecanismos de corte e limpeza manual.

Foi, também, efetuada a estabilização e consolidação de uma zona crítica na margem da ribeira, através da construção de um muro em pedra, reaproveitando este recurso natural fornecido pelo proprietário confinante.

Saiba mais sobre este projeto coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática em: www.lifeipclimaz.com

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA