menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas assinala Dia Internacional da Diversidade Biológica

Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas assinala Dia Internacional da Diversidade Biológica

21 de Maio de 2021

A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas tem vindo a realizar, no decorrer do mês de maio, diversas ações de sensibilização e promoção ambiental nos Açores para assinalar o Dia Internacional da Diversidade Biológica, que se assinala amanhã, sábado, dia 22 de maio.

Também conhecida por Dia da Biodiversidade, esta data foi instituída pelas Nações Unidas com o objetivo de sensibilizar e aumentar o conhecimento sobre os assuntos relacionados com esta temática.

Este ano, a agenda de eventos dinamizada pelos serviços educativos e projetos LIFE da SRAAC conta com mais de 50 sessões, alcançando cerca de 20 estabelecimentos de ensino da Região, no âmbito do programa Parque Escola, no sentido de promover, junto dos mais jovens, o conhecimento da biodiversidade do Arquipélago e da sua importância nos ecossistemas, incentivando-os à sua proteção.

Estas atividades são ainda complementadas com diversos recursos educativos disponíveis nos portais Educar para o Ambiente e a Sustentabilidade e Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores.

Destaca-se também a presença dos quatro projetos LIFE em curso na IV Edição da Feira de Ambiente, no Centro de Interpretação Ambiental da Infraestrutura Verde Húmida Costeira da Praia da Vitória, com o intuito de consciencializar as pessoas para as respetivas áreas de intervenção e objetivos de proteção de ecossistemas e biodiversidade na Região.

O Dia Internacional da Diversidade Biológica, este ano sob tema “Somos parte da solução”, marca também a adoção do texto da Convenção sobre a Diversidade Biológica, pela “Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity”, a 22 de maio de 1992.

Esta Convenção tem como objetivos “a conservação da diversidade biológica, a utilização sustentável dos seus componentes e a partilha justa e equitativa dos benefícios provenientes da utilização dos recursos genéticos”, sendo o primeiro acordo a englobar todos os aspetos da diversidade biológica: genomas e genes; espécies e comunidades; habitats e ecossistemas.

© Governo dos Açores | Foto: SRAAC

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA