menu logo

tamanho do texto:

Notícias

LIFE IP AZORES NATURA avança com vedação no Caldeirão do Corvo para preservação das zonas húmidas

LIFE IP AZORES NATURA avança com vedação no Caldeirão do Corvo para preservação das zonas húmidas

27 de Março de 2024

No âmbito da Ação C4.1 – Boas práticas para a conservação de habitats terrestres do projeto LIFE IP AZORES NATURA, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, será implementada uma intervenção abrangente, numa área de 99 hectares, incluindo a instalação de cerca de 7 km de vedação. Este esforço visa proteger diversos habitats únicos, considerados prioritários para a conservação a nível europeu pela Diretiva Habitats.

A área do Caldeirão do Corvo alberga uma diversidade de turfeiras, que além da sua beleza deslumbrante, desempenham funções ecológicas vitais, como a retenção e purificação da água, essenciais para o abastecimento e captação de água para a Vila do Corvo. As turfeiras têm a capacidade de absorver até 50 vezes o seu peso em água, atuando como autênticas esponjas naturais que regulam o fluxo hídrico e purificam a água ao libertá-la de substâncias tóxicas, além de desempenharem um papel crucial no sequestro de CO2.

Contudo, a presença de pastoreio livre emergiu como uma das ameaças à integridade destes habitats. Para enfrentar este desafio, a instalação de vedação surge como uma solução estratégica para limitar o acesso do gado às áreas críticas, permitindo, assim, a renaturalização efetiva das turfeiras e a preservação dos seus serviços ecossistémicos.

A decisão de colocar esta vedação foi tomada após uma sessão de esclarecimento com os empresários agrícolas locais e em coordenação com todas as partes interessadas. A localização e extensão da vedação foi cuidadosamente planeada para garantir que a mobilidade das pessoas e a preservação dos habitats dentro e fora do caldeirão não fossem comprometidas.

Saiba mais sobre este projeto em www.lifeazoresnatura.eu.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA