menu logo

tamanho do texto:

Notícias

6.ª visita de monitorização do projeto LIFE IP AZORES NATURA

6.ª visita de monitorização do projeto LIFE IP AZORES NATURA

25 de Março de 2024

Decorreu, durante os dias 19, 20 e 21 de março, a 6.ª visita de monitorização do projeto LIFE IP AZORES NATURA, nas ilhas do Pico e Terceira. Esta visita contou com a participação do beneficiário coordenador, a Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, e de todos os beneficiários associados, a Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, a Direção Regional das Políticas Marítimas, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Reserva Mundial da Biosfera de La Palma.

As visitas de monitorização aos projetos LIFE são efetuadas pela CINEA (entidade coordenadora para a implementação dos projetos LIFE da União Europeia) e pretendem promover uma troca de ideias e sugestões, bem como uma avaliação do progresso dos trabalhos efetuados pelo projeto.

Durante o primeiro dia, foi feita uma apresentação sobre o estado geral do projeto e do progresso das ações de cada um dos beneficiários. Esta apresentação permite aos monitores ficarem com uma ideia geral sobre os progressos e dificuldades sentidas até ao momento, bem como apresentarem sugestões e ideias para a melhor implementação de cada uma das ações.

No dia 20, foram visitadas algumas áreas de intervenção do projeto na ilha do Pico, de forma a avaliar as ações de conservação aí desenvolvidas. Por sua vez, no dia seguinte, a equipa do projeto e os monitores da CINEA viajaram até à ilha Terceira para, também aí, visitarem algumas das áreas de intervenção.

No final da visita, os monitores teceram algumas conclusões que ajudaram a equipa do projeto a aperfeiçoar alguns aspetos e a continuar o progresso das suas ações.

O projeto LIFE IP AZORES NATURA encontra-se no seu quinto ano de implementação e procura, até 2027, melhorar o estado de conservação das espécies e habitats da Diretiva Habitats e da Diretiva Aves.

Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA