menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Secretário do Ambiente entrega prémios de excelência no âmbito do programa "Eco-freguesia, Freguesia limpa 2020"

Secretário do Ambiente entrega prémios de excelência no âmbito do programa "Eco-freguesia, Freguesia limpa 2020"

13 de Maio de 2021

O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas do Governo Regional dos Açores procedeu, esta manhã, à entrega dos prémios de Excelência no âmbito do Programa "Eco-freguesia, Freguesia limpa 2020" a 30 freguesias dos Açores, cerimónia que decorreu no Terceira Mar Hotel, em Angra do Heroísmo.

Segundo Alonso Miguel, “em 2020, inscreveram-se neste programa 140 freguesias dos Açores, o que representou um investimento de cerca de meio milhão de euros por parte do Governo Regional”.

“Estes prémios de excelência distinguem as 30 freguesias que se destacaram pelo desempenho em cada uma das suas ilhas, ao terem obtido a pontuação máxima nos critérios de avaliação, designadamente, no esforço de manutenção, limpeza e sensibilização, recebendo as mesmas um certificado de excelência e um valor monetário adicional”, disse na ocasião.

O Programa “Eco-Freguesia, Freguesia limpa”, tem como objetivo reconhecer e distinguir os esforços das freguesias e a colaboração das populações na limpeza, remoção e encaminhamento para destino final adequado dos resíduos abandonados em espaços públicos, incluindo as linhas de água e a orla costeira, bem como o desenvolvimento e participação em programas e ações de sensibilização e educação ambiental. 

De acordo com o governante, “as ações que têm sido realizadas ao longo dos anos neste programa têm permitido remover toneladas de resíduos abandonados em espaços públicos, sendo que só em 2020 foram recolhidas 1.300 toneladas”.

“Este é um programa que se tem constituído e que tem, de facto, demonstrado ser um contributo importante na cooperação entre o Governo Regional e as freguesias, ao nível da promoção ambiental, da conservação da natureza e da sensibilização ambiental”, acrescentou Alonso Miguel.

Foto:AIC

© Governo dos Açores

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA