menu logo

tamanho do texto:

Notícias

LIFE IP AZORES NATURA participa no Seminário Biogeográfico da Macaronésia

LIFE IP AZORES NATURA participa no Seminário Biogeográfico da Macaronésia

11 de Janeiro de 2024

No passado mês de novembro, decorreu, na ilha Terceira, o 2.º Seminário Biogeográfico da Macaronésia, cujo anfitrião foi a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, com a participação de dois Estados-membros da União Europeia (UE): Portugal e Espanha.

Este seminário pretendeu fornecer suporte aos Estados-membros no processo de compromisso e revisão do Processo Biogeográfico da Rede Natura 2000. Para além de contribuir para a implementação das obrigações legais, ao abrigo das Diretivas Aves e Habitats da UE, o Processo Biogeográfico permitirá, também, apoiar a implementação das metas da Estratégia da Biodiversidade da UE para 2030.

Dado que a responsabilidade para a implementação da Rede Natura 2000, nos Açores, compete às entidades regionais em matéria de ambiente, este seminário possibilitou a partilha de informação e coordenação de ações de conservação, entre as autoridades competentes dos dois Estados-membros.

Deste modo, no primeiro dia, decorreu um Knowledge Market, com uma sessão de exposição de pósteres, e no último dia, foi realizada uma visita de campo, que levou os participantes aos sítios da Rede Natura 2000, na ilha Terceira, e às áreas de intervenção dos projetos LIFE BEETLES E LIFE IP AZORES NATURA, onde mostrámos, no caso do LIFE IP AZORES NATURA, a implementação dos trabalhos de conservação nas áreas de intervenção da Lagoa do Negro e Furnas do Enxofre.

Esta partilha de experiências e conhecimentos, entre todas as entidades envolvidas no seminário e o projeto LIFE IP AZORES NATURA, contribui, de forma significativa, para a disseminação do projeto, bem como para a troca de conhecimentos e melhoria da implementação das Diretivas Comunitárias, enquadrando-se nas ações E2 e E3 do projeto.

Saiba mais sobre este projeto coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas em www.lifeazoresnatura.eu.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA