menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Governo dos Açores inaugurou zona de apoio à visitação do Miradouro das Caldeirinhas, no Monte da Guia, no Faial

Governo dos Açores inaugurou zona de apoio à visitação do Miradouro das Caldeirinhas, no Monte da Guia, no Faial

13 de Dezembro de 2023

O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, e a Secretária Regional dos Transportes, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, procederam na terça-feira à inauguração da zona de apoio à visitação do Miradouro das Caldeirinhas, integrada na intervenção de Requalificação do Circuito Pedonal e de Interpretação da Paisagem Protegida do Monte da Guia, na ilha do Faial.

Segundo Alonso Miguel, “o Monte da Guia constitui um elemento paisagístico central da cidade da Horta, relevante para a vida dos Faialenses e para visita o Faial, enquanto local recreativo e turístico, com acentuado valor histórico, cultural e natural”.

“De facto, o Monte da Guia integra o Parque Natural da ilha do Faial, ostentando diversos estatutos de proteção, atendendo aos seus importantes valores paisagísticos, de biodiversidade e de geodiversidade, sendo uma Paisagem Protegida, um geossítio do Geoparque Açores, Zona Especial de Conservação, no âmbito da Rede Natura 2000, desenvolvendo-se em seu torno a Área Protegida de Gestão de Recursos do Canal Faial-Pico/Setor Faial”, explicou.

O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas frisou que “todas estas singularidades tornam o Monte da Guia num local único e num autêntico cartão de visita da ilha do Faial e da Região, alvo de enorme procura para visitação e de crescente pressão turística, e que importa proteger, requalificar e valorizar”.

“E, como tal, esta intervenção visou precisamente dignificar e valorizar ainda mais o Monte da Guia, através da construção de uma zona de apoio à visitação no Miradouro das Caldeirinhas, melhorando as infraestruturas de acesso e as condições de circulação e fruição, em segurança, neste importante local de visitação do Faial”, salientou.

Segundo Alonso Miguel, “trata-se de uma intervenção de apoio à visitação, minimalista, que contemplou a construção de um corredor de circulação pedonal, a otimização da circulação rodoviária e o ordenamento do estacionamento de viaturas, adequando ainda o espaço a pessoas com mobilidade condicionada”.

O Secretário Regional revelou ainda que esta intervenção, cujo projeto foi desenvolvido internamente pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, configura um investimento de cerca de 70 mil euros e representa a conclusão da primeira de três etapas de intervenção previstas para o Monte da Guia.

“Numa segunda fase, prevê-se a requalificação de todo o Circuito Pedonal e Interpretativo que liga o Miradouro das Caldeirinhas ao topo leste do Monte da Guia, onde serão criados dois novos miradouros, bem como a abertura de um trilho alternativo, que ligue os miradouros à zona do 'Forte da Greta', criando aí, numa terceira e última fase da intervenção, uma nova zona de apoio à visitação, com requalificação do anfiteatro e da área envolvente”, afirmou.

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, no uso da palavra, realçou a “importância para o turismo de novos e requalificados pontos de visitação por forma a fomentar a dispersão dos visitantes por todo o território, promovendo o turismo de natureza e de aventura”.

Recorde-se que os Açores ganharam recentemente o premio de Melhor Destino de Aventura do Mundo atribuído pela WTA, depois de terem recebido durante três anos consecutivos o Melhor Destino de Aventura da Europa.

“De acordo com o PEMTA, queremos turismo todo o ano em todas as ilhas, sendo indispensável a promoção de atividades de aventura, e a criação de trilhos e rotas que evidenciem a singularidade do nosso território e riqueza da nossa cultura. Esta obra insere-se nessa estratégia contribuindo para a qualificação da oferta turística da Ilha do Faial”, disse Berta Cabral.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA