menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Formação para médicos veterinários da Região sobre tartarugas marinhas

Formação para médicos veterinários da Região sobre tartarugas marinhas

30 de Novembro de 2023

Formação aos médicos veterinários da Região em atenção primária, reabilitação e necropsias de tartarugas marinhas, no âmbito da Rede de Arrojamentos de Cetáceos dos Açores (RACA) e do projeto LIFE IP AZORES NATURA, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.

A Direção Regional de Políticas Marítimas (DRPM), entidade responsável pela Rede de Arrojamentos de Cetáceos dos Açores, promoveu uma formação que incidiu sobre os cuidados primários, a reabilitação e a necropsia de tartarugas marinhas, com componentes teórica e prática, dirigida aos médicos veterinários da Região Autónoma dos Açores, em três ilhas do arquipélago, nomeadamente Faial, São Miguel e Terceira.

A formação foi ministrada pela Dr.ª Carolina Fernández-Maldonado (médica veterinária doutorada), especialista em tartarugas marinhas, fundadora e diretora de projetos na Seashore Environment and Fauna, Cadiz, Espanha.

A formação foi constituída por duas partes: uma componente teórica, ministrada na ilha do Faial com transmissão online para todas as ilhas do arquipélago; e uma componente prática, em formato presencial. As sessões práticas decorreram nos dias 18 (Faial), 19 (São Miguel) e 20 de outubro (Terceira).

Nos Açores, esta iniciativa contou com a colaboração da Flying Sharks, da Universidade dos Açores, da Direção Regional das Pescas, do Laboratório Regional de Veterinária e dos Serviços de Desenvolvimento Agrário das várias ilhas.

Esta formação enquadra-se nos objetivos do projeto LIFE IP AZORES NATURA, que visa a reestruturação e capacitação da RACA.

Com a formação dos veterinários, pretende-se, assim, aumentar a eficácia da resposta aos arrojamentos que ocorrem na Região, nomeadamente na reabilitação dos indivíduos vivos, bem como para a avaliação das causas de morte das tartarugas.

A DRPM agradece o interesse das diferentes entidades, bem como toda a colaboração e apoio que permitiu a concretização deste evento.

Saiba mais sobre este projeto em www.lifeazoresnatura.eu.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA