menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Direção Regional dos Recursos Florestais promove ação de capacitação interna no âmbito do projeto LIFE IP CLIMAZ

Direção Regional dos Recursos Florestais promove ação de capacitação interna no âmbito do projeto LIFE IP CLIMAZ

7 de Setembro de 2023

A Direção Regional dos Recursos Florestais (DRRF), no passado mês maio, organizou uma ação demonstrativa de um dos dois equipamentos de monda térmica adquiridos no final do ano de 2022, no âmbito do projeto LIFE IP CLIMAZ (LIFE19 IPC/PT/000004), coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.

A ação demonstrativa, que decorreu na Reserva Florestal de Recreio do Viveiro do Nordeste, foi destinada a vários colaboradores da DRRF e contou com o apoio de ambos os serviços operativos de São Miguel e de um elemento da empresa que forneceu as referidas máquinas.

No âmbito do Programa Regional para as Alterações Climáticas (PRAC), uma das principais metas para o setor florestal é o controlo de espécies exóticas invasoras. Este é um objetivo bastante desafiante pois constatou-se que estas espécies não se encontram apenas nas florestas, mas também em jardins e bermas de estradas. As invasoras à beira das estradas são uma grande fonte de dispersão quer através dos seres vivos, quer através das rodas de viaturas que circulam pelas estradas de toda a ilha.

Algumas das espécies invasoras na Região Autónoma dos Açores, para além do seu grau de dispersão, apresentam ainda formas de dispersão altamente agressivas, motivo pelo qual o seu controlo só tem sido efetivo recorrendo a métodos mais violentos, nomeadamente, métodos químicos para o seu controlo e erradicação.

Tendo em conta que é urgente reduzir a dispersão destas espécies e encontrar novos métodos de controlo mais ecológicos e eficientes, foi delineada, no âmbito do LIFE IP CLIMAZ, a sub-ação C8.4 “Projeto piloto/demonstrativo para o uso de monda térmica no controlo de espécies invasoras”.

A referida ação é um complemento das sub-ações 8.2 “Reconversão de áreas de pastagem baldia em áreas florestais naturais” e 8.3 “Reconversão de floresta baldia invadida em floresta nativa”, e visa selecionar métodos mais adequados para o controlo de espécies invasoras ao longo de caminhos rurais e florestais sob a administração da Direção Regional dos Recursos Florestais, nomeadamente a utilização de equipamentos de monda térmica.

Saiba mais sobre este projeto em www.lifeipclimaz.eu.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA