tamanho do texto:
Notícias
Já se podem fazer denúncias de espécies exóticas invasoras com a aplicação iNaturalist
10 de Agosto de 2023
No âmbito da Ação E5 – “Envolvimento do público e programa de voluntariado”, o projeto LIFE IP AZORES NATURA tinha, inicialmente, planeado desenvolver uma aplicação de ciência cidadã para denúncias sobre novos avistamentos de espécies de flora/fauna exótica e invasora, onde fosse possível a partilha de conhecimentos, aumentando a nossa perceção das espécies que existem na Região e melhorando o nosso tempo de resposta em relação a novas invasões, bem como construir uma comunidade empenhada na deteção de espécies exóticas e invasoras.
Na procura de parcerias e ideias para o desenvolvimento deste projeto, notámos que já existe uma plataforma com as mesmas características e objetivos, em linha com aqueles definidos no início do projeto para esta ação. De facto, a plataforma BioDiversity4All/iNaturalist, já possui este tipo de aplicação, tendo o projeto LIFE IP AZORES NATURA criado um projeto denominado: Flora and Fauna of the Azores - LIFE IP AZORES NATURA, sendo possível, a partir de agora:
– Registar qualquer espécie nativa e exótica invasora, podendo contribuir com registos das espécies consideras relevantes;
– Receber indicações para auxílio na identificação de espécies, com sugestões e orientações valiosas;
– Ter a oportunidade de participar ativamente na validação da identificação de espécies registadas por outros cidadãos, aumentando a precisão dos registos e promovendo uma comunidade baseada no conhecimento partilhado.
Poderá fazer download da aplicação através da App Store (IOS) ou Play Store (Android) e associar-se ao projeto (https://www.inaturalist.org/projects/flora-and-fauna-of-the-azores-life-ip-azores-natura). Em apenas alguns passos, conseguirá fazer pesquisas, registar novos avistamentos e denúncias de algumas espécies de flora não identificadas ainda na Região. Ajude-nos nesta missão!
Saiba mais sobre este projeto, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, em www.lifeazoresnatura.eu.