menu logo

tamanho do texto:

Notícias

As Terras do Priolo voltam a avaliar resultados e preparar estratégia para os próximos 5 anos

As Terras do Priolo voltam a avaliar resultados e preparar estratégia para os próximos 5 anos

24 de Julho de 2023

No próximo dia 25 de julho irá celebrar-se o I Fórum de Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) das Terras do Priolo de 2023, no Centro Municipal de Atividades Culturais, na Vila de Nordeste, a partir das 15h. Este Fórum pretende avaliar os resultados atingidos durante os últimos anos da aplicação do Plano de Ação da CETS e preparar a estratégia para os próximos cinco anos.

As Terras do Priolo, concelhos de Nordeste e Povoação na ilha de São Miguel, detêm o galardão da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) desde 2012 e têm vindo a aplicar o Plano de Ação para o Turismo Sustentável nas Terras do Priolo (2017-2021), constituído por 85 ações relacionadas com diferentes âmbitos do desenvolvimento turístico sustentável desse território.

Após um interregno pós-COVID, o Gabinete da Carta Europeia de Turismo Sustentável nas Terras do Priolo foi restruturado, e é constituído agora por elementos de vários departamentos da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, que lidera o processo através da Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas. Foi já renovado o compromisso das entidades que compõem a Equipa Técnica Local, que são as entidades parceiras deste projeto – a Direção Regional de Turismo, a Direção Regional dos Recursos Florestais, a Câmara Municipal de Nordeste, a Câmara Municipal de Povoação, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, a Associação Geoparque Açores e o Observatório Microbiano dos Açores.

O I Fórum de Renovação é o próximo passo para a renovação deste galardão, onde se irão apresentar os resultados do trabalho realizado, refletir sobre os mesmos, e iniciar a recolha de contributos para se definir a estratégia e o plano de ação dos próximos anos. Para tal, é um Fórum aberto à participação pública, onde as empresas, associações, entidades locais e qualquer cidadão pode participar e contribuir, pois é um processo que se pretende dinâmico e participativo. Irão realizar-se mais dois fóruns ao longo de 2023.

Consulte o programa aqui.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA