menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Atividade Parque Escola: Conhece o LIFE VIDALIA

Atividade Parque Escola: Conhece o LIFE VIDALIA

7 de Abril de 2021

O LIFE VIDALIA (Valorização e Inovação Dirigidos à Azorina e Lotus nas Ilhas Açorianas) é um projeto de conservação da natureza, que tem como principal objetivo a melhoria do estado de conservação das espécies Azorina vidalii (vidália) e Lotus azoricus (lótus), duas espécies de flora endémica, protegidas pelo Anexo B-II da Diretiva Habitats e prioritárias para conservação.

Como objetivo principal, direto e global, este projeto visa intervir nas ilhas açorianas onde estas espécies ocorrem, de modo a melhorar o seu estado de conservação, através da melhoria dos habitats circundantes e da diminuição das ameaças. O LIFE VIDALIA tem as suas áreas de intervenção distribuídas pelas ilhas do Faial, Pico e São Jorge, realizando trabalhos de conservação que abrangem todos os sítios da Rede Natura 2000 destas ilhas onde ocorrem as espécies-alvo.

Além da diminuição do número de indivíduos, várias razões combinam-se para o mau estado de conservação das espécies-alvo, nomeadamente a presença de espécies invasoras, a redução da qualidade do habitat circundante e a falta de consciência/conhecimento sobre a relevância destas espécies nos objetivos globais de conservação da biodiversidade.

Apesar de as áreas de intervenção estarem concentradas nas ilhas do Triângulo, este projeto procura envolver a comunidade em todo o Arquipélago, oferecendo atividades para diversos públicos, desde escolas a entidades ligadas ao turismo.

Neste sentido, a exposição “Conhece o LIFE VIDALIA”, direcionada ao ensino pré-escolar e aos dois primeiros ciclos do ensino básico, faz parte da oferta educativa Parque Escola e tem como objetivo dar a conhecer as espécies-alvo, as plantas nativas que as acompanham na natureza e as espécies invasoras que com elas competem, de modo a envolver a comunidade escolar na conservação das espécies-alvo e suas acompanhantes. Ao longo da sessão, são abordadas as principais ameaças aos habitats costeiros dos Açores e formas de contribuir para a conservação das plantas e animais nativos que nestes existem. Terminada a apresentação da exposição, há lugar para atividades práticas, incluindo jogos de identificação de espécies do projeto, adaptados à faixa etária e ao nível de ensino dos alunos.

Fotos: Parque Natural do Faial e LIFE VIDALIA

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA