tamanho do texto:
Notícias
Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas concessiona exploração do Bar da Praia de Porto Pim
12 de Julho de 2023
A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas procedeu, este mês, à concessão do uso privativo do bar da Praia de Porto Pim, na cidade da Horta, da ilha do Faial.
O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, referiu que “após um longo período de interregno, que perdurou desde 2019, a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas adjudicou a exploração do Bar do Porto Pim a um novo concessionário, a empresa Cesar A. R. Silva, Unipessoal, LDA., tendo as instalações sido reabertas ao público no dia 1 de julho”.
“A reabertura do bar, conjuntamente com a limpeza e operacionalização dos balneários da Praia de Porto Pim, e assegurada a presença de nadadores-salvadores, garantem a esta zona balnear, finalmente, uma estrutura de suporte, com condições e infraestruturas, que faz jus ao seu nível de reconhecimento e à sua plena fruição, em segurança, tanto pela comunidade local como por quem nos visita”, salienta o Secretário Regional.
Alonso Miguel reforçou a importância da reabertura do bar atendendo a que “para além de esta ser uma zona balnear de excelência, que exibe a Bandeira Azul e reconhecida como praia “Qualidade de Ouro”, pelos seus índices de qualidade de limpeza, higiene e segurança, "é também a praia mais frequentada do Faial”.
“A Praia de Porto Pim está inserida no Parque Natural de ilha, galardoado “EDEN” (“European Destinations of Excellence”), e na Área de Paisagem Protegida do Monte da Guia, reunindo um conjunto importante de valores paisagísticos, culturais, turísticos e ecológicos, no seio da excecional cidade da Horta” realçou.
O governante frisou que a reabertura destas instalações ao público, que implicou um investimento de cerca de 30 mil euros, por parte da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, planeado para coincidir com a abertura oficial da época balnear, vem reforçar ainda mais a aposta do Governo Regional na valorização da Praia de Porto Pim, na sequência de outros investimentos relevantes, como aquele que foi realizado, recentemente, com a aquisição dos equipamentos de suporte à limpeza dos arrojamentos de algas do areal, nomeadamente uma máquina de limpeza de areal, um trator multifuncional e uma viatura de transporte, no valor cerca de 200 mil euros.
“Este é também mais um exemplo da proatividade do Governo Regional, cuja atuação tem permitido a reativação e dinamização de infraestruturas preexistentes no património público que até recentemente se encontravam numa situação de desuso e de degradação, com consequente desaproveitamento de um enorme potencial”, vincou.
Alonso Miguel acrescentou ainda que, a somar à reabertura do bar da Praia da Porto Pim, bem como à entrega das instalações e equipamentos no âmbito do processo de concessão da exploração do bar do Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial, que tomou lugar no corrente ano, está também em fase de conclusão o procedimento do concurso público para a concessão do uso privativo e de instalação e exploração de máquinas de venda automática no bar da Casa da Montanha, na ilha do Pico, que, a breve trecho, será também reaberto ao público.
O Secretário Regional com a tutela do Ambiente aproveitou ainda para saudar “a articulação e os esforços substanciais efetuados pela equipa técnica e operacional da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, munícipes e empresários, no sentido de tornar possível a execução dos trabalhos efetuados na Praia de Porto Pim, assegurando que as suas estruturas e condições fossem as mais adequadas, e em forma atempada, para se atender aos padrões de qualidade e segurança dos requisitos de operação desta zona balnear de elevada importância socioeconómica para a ilha do Faial”.