menu logo

tamanho do texto:

Notícias

10.º Aniversário do Parque Natural de São Jorge

10.º Aniversário do Parque Natural de São Jorge

28 de Março de 2021

O Parque Natural de São Jorge celebra hoje o seu 10.º aniversário, tendo sido criado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 10/2011/A, de 28 de março, que instituiu 13 áreas protegidas.

O Pico da Esperança e Planalto Central é uma das áreas que integra o Parque Natural de São Jorge, classificada como Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies, pela grande diversidade biológica que apresenta.

Esta é uma área de excelência a nível da geodiversidade que ostenta uma imponente cordilheira de cones vulcânicos bem conservados, diversas lagoas e o maior algar dos Açores: o Algar do Montoso, com 140 metros de profundidade e uma cratera bem definida, onde alberga um número considerável de endemismos, com realce para o carocho cavernícola Trechus isabelae, artrópode endémico desta ilha.

No centro da cordilheira de cones vulcânicos, ergue-se o Pico da Esperança, com 1053 metros de altitude, que corresponde ao ponto mais alto da ilha São Jorge, de onde é possível desfrutar de uma deslumbrante paisagem que se estende por centenas de quilómetros em seu redor, avistando-se algumas das fajãs da ilha, bem como as demais ilhas do Grupo Central.

Para além da geodiversidade e paisagem, a flora que se encontra ao longo dos 1087 hectares desta Área Protegida é de uma importância ímpar, pois, além de ser possível observar uma relevante quantidade e variedade de espécies endémicas, também apresenta uma vasta área de turfeiras que têm um valor vital para o equilíbrio hídrico da ilha.

A biodiversidade nesta área apresenta assim um alto valor conservacionista, destacando-se espécies raras como o Chaerophyllum azoricum, o Rumex azoricus (labaça-das-ilhas), a Euphrasia azorica e a Platanthera azorica – a mais rara orquídea da Europa.

Foto: PHSilva // siaram.azores.gov.pt 

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA