menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Total de 37 freguesias distinguidas pelo Governo dos Açores por cuidados tidos com proteção ambiental

Total de 37 freguesias distinguidas pelo Governo dos Açores por cuidados tidos com proteção ambiental

2 de Maio de 2023

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, em conjunto com o Secretário Regional com a tutela do Ambiente, Alonso Miguel, entregou na noite de quinta-feira um prémio a 37 freguesias dos Açores, valorizando o “especial respeito” demonstrado para com a Natureza e a Região no seu todo.

“Quero deixar ao poder local dos Açores, e em especial aos autarcas de freguesia, este reconhecimento. Não há outra face da democracia portuguesa que seja tão brilhante e cativante como a dos autarcas de freguesia. Não mandam fazer, fazem: estão sempre presentes”, sublinhou o governante, falando no Auditório Municipal de Santa Cruz das Flores, na cerimónia de entrega dos prémios de excelência no âmbito do programa “Eco-Freguesia, Freguesia Limpa” referente ao ano de 2022.

O programa “Eco-Freguesia, Freguesia Limpa”, organizado pelo Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, tem como principal objetivo reconhecer e distinguir os esforços das freguesias e a colaboração das populações na limpeza, remoção e encaminhamento para destino adequado dos resíduos abandonados em espaços públicos, incluindo as linhas de água e a orla costeira, bem como o desenvolvimento e participação em programas e ações de sensibilização e educação ambiental.

Para José Manuel Bolieiro, que se definiu como um “ambientalista convicto”, é bom haver o “reconhecimento do mérito” nas suas várias vertentes, e o “ponto de chegada” que os prémios entregues na quinta-feira representam “o melhor ponto de partida” para o futuro.

“O prestígio de um povo faz-se daquilo que apresentamos a quem nos visita e nos avalia. Estou, como Presidente do Governo, muito satisfeito por este momento e muito feliz por estar convosco”, sublinhou, dirigindo-se aos autarcas presentes.

A “literacia ambiental” foi também defendida pelo Presidente do Governo, que incentivou os Presidentes das juntas a prosseguirem este desígnio nos seus territórios.

Antes, o Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas defendeu que este programa “representa um instrumento fundamental de cooperação para a gestão de resíduos e promoção da qualidade ambiental, bem como para a conservação e valorização do património natural” dos Açores.

“As juntas de freguesia, pela proximidade às populações locais e pelo conhecimento detalhado dos respetivos territórios, são parceiras estratégicos e desempenham um papel fulcral, muitas vezes com escassos recursos, para um desafio enorme que representa a preservação do ambiente”, sublinhou Alonso Miguel.

No total, precisou, inscreveram-se 138 freguesias no Programa em 2022, o que permitiu, através das ações realizadas pelas entidades locais, a remoção de aproximadamente 1.880 toneladas de resíduos abandonados em espaços públicos, “cerca de mais 400 toneladas do que no ano anterior”.

“Em 2022, procedemos à auscultação de todas as juntas de freguesia da Região. E, com base nos importantes contributos recolhidos, foram efetuadas melhorias significativas ao programa, correspondendo às necessidades das freguesias, tendo-se procedido à alteração do regulamento, com a publicação de nova portaria que cria o Programa agora designado simplesmente de «Eco-Freguesia». Assim, já na edição de 2023, por exemplo, passaremos também a valorar os resíduos recolhidos e entregues seletivamente em operador licenciado, consoante a sua tipologia e quantidade, fomentado assim a recolha seletiva de resíduos”, adiantou ainda Alonso Miguel.

 

No que refere às candidaturas efetuadas em 2022, foram premiadas 37 freguesias, mais seis que em 2021:

- Flores: Junta de Freguesia da Fajã Grande;

- Faial: Juntas de Freguesia da Praia do Norte, Salão, Angústias, Praia do Almoxarife e Ribeirinha;

- São Jorge: Junta de Freguesia de Rosais;

- Pico: Juntas de Freguesia de Candelária, Madalena, São Mateus, Piedade e Calheta de Nesquim;

- Graciosa: Juntas de Freguesia de Santa Cruz e São Mateus;

- Terceira: Juntas de Freguesia da Ribeirinha, São Bartolomeu de Regatos, Doze Ribeiras, São Mateus da Calheta, Terra Chã, Feteira, Posto Santo, Raminho, Porto Judeu, Porto Martins, Fontinhas, Agualva, Fonte do Bastardo e Santa Bárbara;

- Santa Maria: Junta de Freguesia de Santo Espírito;

- São Miguel: Juntas de Freguesia da Relva, Conceição, Maia, São Brás, Ribeira Chã, Santana, Achadinha e Algarvia.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA